CAMPINAS

Creche atenua déficit no bairro Vida Nova

Unidade modelo inaugurada na quarta-feira (15) pela Prefeitura será gerenciada por grupo filantrópico evangélico

Rogério Verzignasse
16/07/2015 às 05:00.
Atualizado em 28/04/2022 às 16:51
Uma das salas do CEI Célia Aparecida Jordão Velardi Gaspar, que vai criar, a partir da próxima segunda-feira, 324 vagas para crianças de 0 a 5 anos e 11 meses na região do Vida Nova (Cesar Rodrigues/ ANN)

Uma das salas do CEI Célia Aparecida Jordão Velardi Gaspar, que vai criar, a partir da próxima segunda-feira, 324 vagas para crianças de 0 a 5 anos e 11 meses na região do Vida Nova (Cesar Rodrigues/ ANN)

O prefeito Jonas Donizette (PSB) inaugurou na quarta-feira (15), no Residencial Porto Seguro, perto do Vida Nova, mais uma unidade prevista no projeto que pretende entregar oito centros de educação infantil (CEIs) em regiões de demanda reprimida por vagas. A nova creche toma 3,7 mil metros quadrados de um terreno público na parte alta do bairro, e está equipada para acolher, a partir de segunda-feira, 324 crianças com idade entre 0 e 5 anos e 11 meses.O novo CEI leva o nome de Célia Aparecida Jordão Velardi Gaspar (assistente social que fez carreira no governo municipal e faleceu no ano passado), e integra um esforço concentrado da Administração em reduzir o atual déficit de 7 mil vagas na educação infantil. A nova creche consumiu investimentos da ordem de R$ 3,7 milhões, partilhados entre o Município e o governo federal. A Prefeitura fará os repasses mensais para despesas básicas, mas a unidade será gerenciada pela Associação Nazarena de Assistência e Beneficência (ANA), instituição filantrópica sem fins lucrativos que, fundada há 30 anos, já acolhia quase 1,5 mil crianças em naves-mães e escolas infantis de bairros como o Jardim Nilópolis, DIC 4 e Parque Universitário. A Prefeitura recorre a parcerias para agilizar a inauguração das creches. Sem contratar novos servidores, o Município conta com a ajuda das entidades que se responsabilizam pela alocação de funcionários, administração dos recursos e prestação dos serviços.Desde janeiro, o Município entregou três CEIs. Elas funcionam na Vila Esperança, no Jardim Campos Elíseos e, agora, no Residencial Porto Seguro. Até o final do mês, a Educação pretende entregar as unidades dos jardins Bassoli e Ibirapuera. Ao longo do segundo semestre, serão executadas as obras previstas para os bairros San Martin, Gleba B e Residencial São José. Todo o pacote é orçado em aproximadamente R$ 20 milhões. PlanejamentoMas, de acordo com o prefeito Jonas Donizette (PSB), o aprimoramento da educação infantil não se limita à construção de prédios. Aos poucos, diz, procura-se expandir o atendimento em período integral, que hoje em dia já beneficia 13,1 mil crianças na rede pública. Outras 19,5 mil crianças permanecem nas creches apenas meio período. Além disso, fala, novos equipamentos são muito mais funcionais e acessíveis. Os CEIs são pensados exclusivamente no conforto das crianças, com salas e banheiros adaptados, refeitório e playground adequados. O projeto entusiasma a secretária municipal de Educação, Solange Villon Kohn Pelicer. Ela informa que só o governo atual aumentou em 3,3 mil o número de vagas no período integral desde 2013. “Cada vez mais, a gente oferece escola de qualidade, no aspecto pedagógico, no social e no estrutural”, afirma a secretária.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por