ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO

CPI que apura o caso Zé Carlos tem reunião nesta segunda no MP

Membros da comissão querem colher informações coletadas há mais de um ano pelos promotores do GAECO

Da Redação
16/10/2022 às 14:10.
Atualizado em 16/10/2022 às 17:38

O vereador Paulo Gaspar, presidente da CPI da Propina na Câmara (Kamá Ribeiro)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada para apurar denúncias de cobrança de propina por parte do presidente afastado da Câmara de Campinas, Zé Carlos (PSB), terá um encontro com o Ministério Público amanhã, às 14h30. A ideia é que os membros da CPI obtenham mais informações sobre as investigações realizadas pelos promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), como documentos e gravações.

Na quarta-feira, o presidente da CPI, Paulo Gaspar (Novo), afirmou que o objetivo da reunião será obter materiais para que os membros da comissão possam se debruçar sobre as informações do caso. Ele explicou que como o Ministério Público está há um ano colhendo informações, a intenção é estudar tudo o que foi apurado até o momento para que as oitivas que acontecerão sejam conduzidas de maneira esclarecedora.

"Eles já estão investigando o caso há mais de um ano, enquanto nós estamos começando agora. Por essa razão, queremos ver o que eles podem ou não fornecer à Comissão Parlamentar de Inquérito, para que possamos iniciar os trabalhos de maneira mais embasada, se for possível ter acesso a elementos da investigação", disse Gaspar.

Embora o encontro com o MP seja fechado, a CPI pretende debater o que foi conversado na reunião semanal, que acontecerá na tarde de quarta-feira. As oitivas também devem ser discutidas na reunião, com possibilidade de agendar a data da primeira delas. A expectativa é que o primeiro convocado seja o empresário alvo do suposto pedido de propina e responsável pela gravação das conversas com o vereador Zé Carlos e com o advogado Rafael Creato, então subsecretário de Relações Institucionais da Casa.

Além de Gaspar, são parte da CPI os seguintes vereadores: Major Jaime (PP), o relator da comissão, Paulo Bufalo (PSOL), Paolla Miguel (PT), Higor Diego (Republicanos), Luiz Cirilo (PSDB) e Carmo Luiz (PSC). 

Comissão Especial de Estudos

A CEE, outra comissão da Câmara criada após a Operação Lambuja, se reuniu pela primeira vez na quinta-feira passada no Teatro Bento Quirino. 

A comissão foi formada para examinar os processos de licitação da Câmara de Vereadores desde o início de 2021, início da nova legislatura, além dos contratos assinados anteriormente e que permanecem vigentes.

No primeiro encontro foi deliberado que o vereador Juscelino da Barbarense (PL) será o relator da CEE, que é presidida por Jorge Schneider (PL). Também foram solicitadas pelos integrantes a cópia e uma relação resumida de todos os contratos que fazem parte do escopo da Comissão.

A próxima reunião está prevista para acontecer na última semana de outubro, também no Teatro Bento Quirino. Entretanto, se o material solicitado não for enviado em tempo para análise do grupo, o encontro será adiado para o início de novembro. 

Além do relator e do presidente, integram a comissão Marrom Cunha (SDD), Carlinhos Camelô (PSB) e Paulo Haddad (Cidadania).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por