ajuda ao trabalhador

CPAT faz dez anos com direito a bolo e wi-fi livre

Na comemoração de hoje, também haverá bolo, serviços gratuitos e homenagens aos funcionários que estão no local desde o início do funcionamento

Alenita Ramirez
19/06/2018 às 10:27.
Atualizado em 28/04/2022 às 13:14
O CPAT do Centro: festa pelos dez anos de prestação de serviços terá inauguração de sinal de wi-fi gratuito (Matheus Pereira/Especial para a AAN)

O CPAT do Centro: festa pelos dez anos de prestação de serviços terá inauguração de sinal de wi-fi gratuito (Matheus Pereira/Especial para a AAN)

O Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) de Campinas lança hoje, data em que comemora 10 anos, sua rede wi-fi desenvolvida pela Informática de Municípios Associados (IMA). De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Renda, Luis Yabiku, a implantação do acesso livre à internet no local é fruto de uma pesquisa realizada no ano passado ente os usuários.  “A pesquisa mostrou o que as pessoas queriam. Em primeiro lugar estava a mudança do horário no atendimento, que aliás já foi feito há dois meses - ele passou das 8h às 18h para as 7h30 às 17h30. Agora é a vez do wi-fi”, disse. Na comemoração de hoje, também haverá bolo, serviços gratuitos e homenagens aos funcionários que estão no local desde o início do funcionamento. “O CPAT conquistou a confiança dos usuários”, disse Yabiku. Além da unidade central, na Avenida Campos Sales, o CPAT atende também em duas unidades descentralizadas - uma no Ouro Verde outra no Campo Grande. A programação de aniversário vai das 9h às 16h e contará com a participação de parceiros do órgão, que oferecerão uma série de atividades - como a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, a Fumec/Ceprocamp, o Procon, o Banco do Povo Paulista, o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), o INSS, a Emdec, o Senac e o Sebrae. A rede wi-fi na unidade é de acesso livre, sem senha, e o usuário pode usar a internet enquanto espera atendimento. Segundo os números do CPAT, nesses 10 anos foram intermediados o retorno ou o ingresso no mercado de trabalho de 24.788 pessoas, com uma oferta de 108.682 vagas de emprego. Além disso, o órgão emitiu 29.728 carteiras de trabalho e realizou 28.135 habilitações para o seguro-desemprego. O serviço de orientação para o trabalho, que inclui grupos e atendimentos individuais para auxílio na elaboração de currículo e entrevistas de emprego, que começou em 2013, já efetuou até hoje 6.662 atendimentos. “O CPAT tem um público de formação mais simples, até o Ensino Médio, e é mais centrado na área de serviços, como limpeza, manutenção, auxiliar de hotelaria, entre outros. E 80% das pessoas atendidas são moradoras de Campinas”, falou Yabiku. O CPAT também está na internet, com o “CPAT Vagas” e o “SINE Fácil”. Ambos aplicativos podem ser baixado no celular e mostram as vagas disponíveis em todas as unidades. Com isso, quem está desempregado não precisa gastar com ônibus para ir até o local.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por