LEITORES ELOGIAM

Correio Popular muda gestão e linha editorial

Depoimentos de leitores e figuras públicas destacam a importância do jornal para o desenvolvimento de Campinas e região

Raquel Valli/ Correio Popular
20/01/2021 às 19:26.
Atualizado em 22/03/2022 às 11:22
A escritur?ia Neide Pereira com a edi??o de ontem do Correio: publica??o ruma para os 100 anos com vigor renovado (Importação)

A escritur?ia Neide Pereira com a edi??o de ontem do Correio: publica??o ruma para os 100 anos com vigor renovado (Importação)

A mudança de gestão e a reformulação da linha editorial do Correio Popular, tornadas públicas com a circulação da edição de segunda-feira, dia 18, foram muito bem recebidas pelos leitores, entre eles figuras públicas, que destacaram a importância do jornal para a vida social, econômica e política da cidade. Em comum, os depoimentos ressaltaram o papel do jornalismo como instrumento imprescindível à defesa da democracia.

O prefeito Dário Saadi (Republicanos) afirmou que "o Correio Popular é muito importante para Campinas", e desejou que "o jornal siga em frente com a sua missão de levar informação de qualidade aos seus leitores". Já o vereador Zé Carlos (PSB), presidente da Câmara Municipal de Campinas, ressaltou que, "em meio aos efeitos sociais e financeiros de uma pandemia sem precedentes, o Correio inova e se reinventa, colocando mais uma vez como meta aquilo que a cidade espera de um jornal, com jota maiúsculo: ética, independência, compromisso com o leitor, senso crítico, pluralismo".

Por sua vez, o ex-prefeito Jonas Donizette (PSB) lembrou que uma cidade com mais de um milhão de habitantes necessita de informação com credibilidade e com diversidade de opiniões. "Por isso, é importante que um veículo que tem uma história, como o Correio Popular, tenha sequência nessa transmissão de informação, para que a população possa formar o seu julgamento sobre os acontecimentos".

O deputado federal Ivan Valente (PSOL/ SP) lembrou que a liberdade e a pluralidade de imprensa são peças fundamentais da democracia. "A democracia que está sob ataque contínuo de Bolsonaro e seu governo. Campinas é uma cidade importante. Deve ser e dar exemplo. A imprensa, sempre fundamental, tem exercido papel muito importante, sobretudo em relação à pandemia. Por outro lado, enquanto as fake news ameaçam o debate aberto e promovem o caos, o compromisso com a verdade e o bom jornalismo, crítico e independente, reforçam o lugar da justiça social e da cidadania".

Pluralidade

O dirigente do Sinergia CUT Campinas e secretário de cultura da CUT SP, Carlos Eduardo Fabio, o Índio, ressaltou a importância que o Correio Popular tem, dando voz a segmentos distintos da cidade. "Fico muito contente que o jornal, depois de muitas batalhas, passe por uma reformulação, e tenha essa intenção de dar pluralidade às notícias, trazendo pontos de vista dos trabalhadores, dos empresários e também denúncias dos descasos que acontecem com a população". Índio ressalta ainda que "Campinas tem uma importância muito grande na luta por direitos".

Já a presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), Adriana Flosi, lembrou que "o jornal nasceu praticamente junto com a Acic, e que, juntas, as instituições enfrentaram diversos fatos históricos e permaneceram de pé, inovando e contribuindo, cada qual à sua maneira, para o progresso e o desenvolvimento da nossa cidade".

Ainda de acordo com Adriana, os votos da Acic "são para que tudo aquilo que foi construído nesses 94 anos de existência do Correio Popular seja um alicerce sólido para a construção de uma nova história; para que a empresa, agora com a ressignificação do seu modelo de gestão, siga no exercício do jornalismo com toda sua credibilidade, transparência e isenção, de modo a trazer aos leitores informações relevantes que possam pautar o dia a dia de Campinas, tal qual o seu propósito inicial, quando de sua inauguração, em 1927".

O presidente do Conselho de Administração do Guarani Futebol Clube, Ricardo Moisés, lembrou que o Correio Popular é "o maior jornal impresso do interior de São Paulo, um dos maiores do Brasil e um grande parceiro histórico do Guarani". O dirigente afirmou também que o clube está "extremamente feliz com a nova fase que se inicia e deseja muito sucesso ao Correio Popular".

O presidente da Associação Atlética Ponte Preta (AAPP), Sebastião Arcanjo, o Tiãozinho, ressaltou que, desde que foi fundado por Álvaro Ribeiro, em 1927, o Correio Popular noticiou e fez parte da história de Campinas. E que neste momento histórico, em que a cidade precisa superar desafios até pouco tempo imprevisíveis e buscar soluções inovadoras, o jornal se renova para trazer à sociedade um jornalismo cada vez mais profissional, ético, analítico e plural, indispensável neste período em que precisamos cada vez mais de uma imprensa democrática e vigilante". Por fim, Tiãozinho parabenizou toda equipe e desejou "muito sucesso neste novo ciclo de desafios e conquistas".

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por