COMÉRCIO

Consumidores aproveitam as liquidações de início de ano

Economista aconselha que pessoas façam pesquisas de preço antes de gastar

Alenita Ramirez/alenita.ramirez@rac.com.br
05/01/2025 às 06:45.
Atualizado em 05/01/2025 às 06:45
Maior procura dos clientes era por itens como roupas, calçados, eletrodomésticos e celulares (Kamá Ribeiro)

Maior procura dos clientes era por itens como roupas, calçados, eletrodomésticos e celulares (Kamá Ribeiro)

No primeiro sábado após as festas de final de ano, a expectativa dos lojistas da região central de Campinas era grande ontem para o segundo dia de queima de estoques. O comércio ficou aberto até às 17 horas para dar oportunidade aos que estavam atrás das tradicionais liquidações de janeiro, com saldão de estoque de Natal e também de produtos de coleções passadas. 

Os descontos oferecidos chegavam a 70% em diversos itens, como roupas, maquiagens, perfumes, joias, eletrodomésticos e calçados. Os consumidores que buscaram as promoções estavam especialmente de eletrodomésticos e celulares.

A doméstica aposentada Maria Estela Felizardo, de 71 anos, moradora de Campinas, aproveitou a folga para ir cedo ao Centro e percorrer lojas de calçados em busca de um novo sapato. Por onde passou, a idosa olhou modelos, analisou preços e calculou vantagens. "Amo novidades, mas também busco preço baixo, afinal não é fácil ganhar dinheiro", disse Maria Estela. "As coisas estão muito caras e é preciso buscar as promoções para renovar o armário", acrescentou. 

A cabeleireira Maria Nunes, moradora de Sumaré, veio a Campinas com a filha em busca de promoções de roupas. A expectativa dela era encontrar produtos com até 30% abaixo do preço. Para isso, ela e a filha decidiram enfrentar a fila e o grande movimento de uma loja na Rua 13 de Maio. "Tenho certeza que vou encontrar o que busco. Compensa pesquisar e esperar pelas promoções de começo de ano", comentou Maria.

Da mesma loja, saia a aposentada Zilda Ana abraçada a uma TV. Moradora de Campinas, Zilda disse que a compra não foi vantajosa, já que foi a prazo e os juros sobrepuseram o desconto que estava à vista. "Só comprei porque estava cansada de andar. Pesquisei em outros locais e os preços eram semelhantes, com pouco desconto para a TV. Como precisava acabei comprando", disse a aposentada que levou o aparelho nos braços. 

Diferentemente do caso dos consumidores que foram ao Centro exclusivamente para as compra, o cozinheiro afastado por saúde, Gilmarcio Santos da Silva, acabou se curvando para as promoções e investindo as economias na compra à vista de utensílios e eletrodomésticos. Silva disse que saiu cedo de casa com a mulher para pagar contas, mas o casal não resistiu aos descontos tentadores. "Comprei air fryer, liquidificador, jogo de panelas, ventilador, tudo o que precisava e estava em promoção" disse Silva. "A promoção só é boa para quem está com dinheiro", aconselhou. 

Apesar das ofertas atraentes, o economista Mário Eduardo Campos, da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) alertou os consumidores sobre a importância de tomar cuidados ao aproveitar as liquidações de início de ano. Campos recomendou que os consumidores façam uma pesquisa de preços prévia para verificar se realmente estão aproveitando um bom desconto e comparar o valor ofertado. Ele também reforçou que, em alguns casos, os produtos em liquidação podem ser do mostruário ou ter pequenas avarias, como amassados ou riscos. "Para não cair em armadilhas, veja se são produtos que saíram de linha e estão sendo substituídos. Se realmente o preço é atraente, porque às vezes o preço praticado pode ser que seja o mesmo de antes e tem só lá alguma chamada, alguma placa chamativa ou uma propaganda dizendo que o preço é de liquidação, mas na verdade não é. Faça sempre muita pesquisa", recomendou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por