AMPLIAÇÃO

Construção muda paisagem para quem chega a Viracopos

Duplicação de acesso ficará pronta um mês depois do novo terminal

Cecília Polycarpo
08/04/2014 às 05:00.
Atualizado em 27/04/2022 às 01:25

As obras de duplicação da via que dá acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, já mudaram a paisagem no local. O esqueleto do viaduto dentro do sítio aeroportuário, próximo à rotatória dos bolsões de estacionamento, pode ser visto de longe, ainda na Rodovia Miguel Melhado Campos (SP-324). O Consórcio Construtor Viracopos, responsável pelos trabalhos, começou também a terraplanagem para a construção da avenida que liga o terminal à Rodovia Santos Dumont (SP-75), 30 metros à esquerda da atual via. A previsão é que a duplicação fique pronta em junho, um mês depois da entrega do novo terminal de passageiros.Na semana passada, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) liberou a licença ambiental para parte das obras do acesso. Em fevereiro, o órgão paralisou parcialmente os trabalhos por entender que a construção da via precisava de análise própria, separada do novo terminal de passageiros. A reintegração de posse das áreas ocupadas por aproximadamente cem famílias às margens da rodovia ainda não tem data para sair. Sem o mandado judicial, a Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos terá que esperar para construir outro viaduto na Santos Dumont, que também dará acesso ao aeródromo.O viaduto próximo ao estacionamento garantirá a passagem da nova avenida sobre um acesso interno do aeroporto. O plano prevê implantação de cerca de quatro quilômetros de via para estabelecer um sistema binário no aeroporto, utilizando o acesso atual para quem chega a Viracopos e a nova via, para quem sai. A avenida atual, que é uma continuação da Rodovia Miguel Melhado, está no limite da capacidade. O motorista chega a enfrentar uma hora de congestionamento até chegar na Rodovia Santos Dumont nos horários de pico do aeroporto, das 7h às 9h e das 17h às 19h. AmpliaçãoA proposta inicial da duplicação previa que a pista ficaria a 300 metros da atual. Porém, a mudança de localização ocorreu em função de alterações no projeto de ampliação do aeroporto para os próximos 30 anos. A primeira opção era duplicar a atual avenida, um pedido da Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), antes da concessão. Porém, o terreno em uma das laterais era impróprio para a obra. A via deverá ser semelhante à atual e construída onde há um gramado. O valor específico da obra de duplicação não foi divulgado pela concessionária.Sobre o fato de o novo terminal ser inaugurado antes da entrega da obra de duplicação, o que pode acarretar ainda mais problemas no trânsito de Viracopos, a assessoria de imprensa da Aeroportos Brasil Viracopos afirmou que, como a transição das companhias aéreas será feita aos poucos, a ala não deve ter impacto direto nos congestionamentos. O empreendimento será entregue em maio e a primeira empresa a operar no local será a portuguesa TAP. Delegações da Copa do Mundo também terão permissão para utilizar o terminal em maio. Após a competição, no começo de agosto, Gol e TAM irão se instalar no novo espaço. A Azul Linhas Aéreas Brasileiras será a última a ir para o terminal.

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