BRT

Construção de estação e ponte começa na segunda

Serviços estavam aglutinados no antigo leito desativado do Veículo Leve sobre Trilhos

Da Agência Anhanguera de Notícias
correiopontocom@rac.com.br
18/04/2018 às 07:35.
Atualizado em 27/04/2022 às 12:55

Movimentação em ponto de ônibus instalado na Avenida Ruy Rodriguez, em Campinas: trecho receberá a Estação de Transferência Santa Lúcia (Leandro Ferreira/AAN)

As primeiras obras — que envolvem bloqueio viário constante — de implantação do Corredor BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde, que interligará o Centro de Campinas aos distritos do Ouro Verde e Campo Grande, começam na próxima segunda-feira e serão centralizadas na Avenida Ruy Rodriguez, envolvendo as construções da Estação de Transferência Santa Lúcia, próximo ao Hipermercado Extra Amoreiras, e de uma ponte sobre o Rio Capivari, na conversão com a Rua Antônia Ceregatti Albieri. Até o momento, os serviços estavam aglutinados no antigo leito desativado do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Carlos José Barreiro, secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), comenta que há algum tempo tem sido feito um estudo para que o impacto no trânsito da área seja o menor possível. Existe, inclusive, uma rota alternativa traçada para os motoristas que não quiserem percorrer o trecho. Outra ação realizada, é “um intenso trabalho de comunicação com os moradores da região e a implantação de sinalização viária no local das obras”. As duas obras integram o Trecho 2 do Lote 4 do sistema de transporte em massa campineiro, que vai contemplar estações de transferência e infraestrutura adequada; veículos articulados ou biarticulados; corredores exclusivos com espaços para ultrapassagens; embarque e desembarque pela esquerda (adicionado ao canteiro central das avenidas); embarque em nível; e pagamento desembarcado. O Lote 4 liga a Estação Campos Elíseos até o Terminal Vida Nova, ou seja, cerca de 9,8km de extensão, enquanto o Trecho 2 vai da Estação Campos Elíseos até o Terminal Ouro Verde, no caso, 5,7km. O Trecho 3, com aproximadamente 4,1km, por sua vez, liga os terminais do Ouro Verde e Vida Nova. A responsabilidade desta obra, orçada em R$ 104,9 milhões, é do Consórcio BRT Campinas (Artec e Metropolitana). Medidas adotadas A rota normal do trecho em obras tem 3,56km de extensão, mas ocorrerá um desvio programado no sentido Bairro-Centro, por meio das vias: Antônia Ceregatti Albieri, Maria Ana Cremasca Levantesi, Amoreiras, João Batista Alves da Silva Telles, Fausto Elisiário Ciribelli, Nelly Bontore e novamente Amoreiras. Esse caminho obrigará os motoristas a transitar por dentro dos bairros ao longo da Ruy Rodriguez, passando ao lado do popular Tancredão. Já no sentido contrário (Centro-Bairro), a rota também é inversa. As mudanças acarretarão em um acréscimo de 1,5km ao percurso, que segundo o secretário de Transportes impactará em menos de cinco minutos na vida dos cidadãos, em condições normais de trânsito. Para garantir uma melhor fluidez, a Emdec não permitirá o estacionamento ou parada de carros nas marginais da Avenida Ruy Rodriguez. Agentes de Mobilidade Urbana realizarão monitoramento na área. Em frente ao Hipermercado Extra serão colocados tapumes que impedirão a circulação de pedestres. As 13 linhas dispostas (116, 118, 121, 125, 130, 131, 132, 133, 134, 136, 140, 141 e 142) em uma frota de 101 ônibus, que passam pelo corredor, em ambos os sentidos, serão desviados pelas marginais. Já no entroncamento com a Rua Antônia Ceregatti Albieri, a obra será em trecho sem pavimentação, não implicando em providências.

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