Até quarta, mais de 40 mil pontos da cidade haviam recebido luminárias de LED, finalizando o Marco I do contrato
Prefeitura espera que consórcio substitua a iluminação em mais 40 mil pontos do município até o dia 31 de outubro de 2025 (Kamá Ribeiro)
A primeira etapa de modernização da iluminação pública de Campinas foi concluída, anunciou a Prefeitura. Até quarta, 40.450 pontos do município passaram pela modernização do sistema de iluminação pública com a instalação de luminárias de LED. Também foi feita iluminação especial em monumentos, praças, parques, bosques e diversos outros locais de destaque históricos e/ou culturais, além de faixas de pedestres. As lâmpadas LED iluminam cinco vezes mais, são mais econômicas e duradouras.
A primeira fase completa o Marco 1 do contrato de concessão da iluminação pública. O prazo original para a finalização do Marco 1 venceu em junho de 2024. No mês seguinte, o consórcio Conecta Campinas, responsável pela modernização, começou a ser penalizado por descumprir os prazos. cidade. Em janeiro, reportagem do Correio Popular mostrou que do total de 123 mil pontos, o consórcio havia entregue apenas 23.054 deles, 19,3% do total previsto.
Em fevereiro deste ano, a Prefeitura estendeu por mais um ano o prazo para que o consórcio Conecta Campinas modernize todo o parque de iluminação da cidade. Os novos prazos foram definidos por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Se o acordo não for cumprido, o contrato será rescindido.
A partir de ontem, começou o processo para o Marco 2, que segue até 31 de outubro de 2025, quando mais 40 mil pontos, e outros locais, devem estar com a iluminação modernizada. O restante é o Marco 3, até 30 de abril de 2026.
A modernização de todo o parque de iluminação da cidade foi acordada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a Prefeitura de Campinas e o consórcio Conecta Campinas, por 13 anos. Além da substituição de todas as luminárias por LED, o consórcio é responsável pela manutenção das lâmpadas.
Com a substituição das lâmpadas por LED, a Prefeitura de Campinas informou que economiza cerca de R$ 900 mil por mês com a conta de energia elétrica. A previsão é que, depois do Marco 3, a economia chegue a R$ 2,5 milhões por mês.
ILUMINAÇÃO ESPECIAL
Além da troca das luminárias, foi feita a iluminação especial em 12 monumentos, 29 praças, quatro bosques, dois parques e outros locais de destaque.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram