CAMPINAS

Concessionária monta velório em estrada

Objetivo é chamar a atenção do motorista para as consequências da imprudência no trânsito

Inaê Miranda
26/03/2013 às 05:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 23:06
Ideia é alcançar o maior número possível de motoristas durante o feriado prolongado de Páscoa (Dominique Torquato/ AAN )

Ideia é alcançar o maior número possível de motoristas durante o feriado prolongado de Páscoa (Dominique Torquato/ AAN )

Uma cena assustadora, mas que faz parte da realidade dos acidentes de trânsito, está chamando a atenção dos motoristas que passam pela rodovia SP-340, que liga Campinas a Jaguariúna. Um cenário simulando um ambiente de velório - com caixão, coroa de flores e familiares chorando o morto - foi montado na praça de pedágio de Jaguariúna na última sexta-feira (22) com o objetivo de chamar a atenção do motorista para as consequências da imprudência no trânsito.

A ideia é alcançar o maior número possível de motoristas durante o feriado prolongado de Páscoa. O cenário permanece na rodovia até o dia 7 de abril.

Para quem vê de longe, a imagem é bastante real e chocante. Três manequins, vestidos de preto, estão sob uma tenda, ao redor de um caixão, velando uma pessoa morta em um acidente de trânsito. As coroas de flores e castiçais também dão ainda mais veracidade à cena, que faz parte da campanha "Realidade dos Acidentes" da concessionária Renovias, que administra a rodovia SP-340.

A tenda foi montada na praça de pedágio, em um trecho sinalizado, onde os motoristas, necessariamente, reduzem a velocidade do carro e conseguem observar o velório em segurança. Além do cenário, foram implantadas faixas no local com a mensagem "Imprudência mata" .

O gerente de operações da concessionária, Rogério Bahú, afirma que o objetivo não é assustar os usuários das rodovias, mas alertar sobre os efeitos provocados por quem dirigem de forma inconsequente.

"A proposta nossa com essa campanha mais agressiva é mostrar para o motorista que não queremos que a viagem dele acabe daquela maneira. Fazemos tantos investimentos em sistema de segurança e para dar conforto e tranquilidade ao condutor, mas tem uma parte que envolve o componente humano. Por isso, temos a obrigação de despertar a conscientização e um maior espírito de prudência", afirmou.

Apesar dos motoristas acharem a imagem chocante, a maioria aprovou a estratégia. "É uma cena muito pesada. Particularmente, não gosto porque traz uma sensação ruim. Mas acho que faz a gente pensar um pouco e evitar situações que nos coloquem em risco e ao outro" , afirmou o mecânico Marcos Roberto Corazin. Joseane Carraro achou a cena forte, mas considerou a proposta excelente.

"Quanto mais chocante melhor para o motorista se conscientizar. Tem muita gente que precisa lembrar das consequências da imprudência nas estradas" , disse.

O caminhoneiro Ronaldo Pires de Azevedo afirma que a campanha vai ajudar a prevenir acidentes. "É duro de ver, mas vale a pena porque põe a gente para pensar" , disse.

LEIA MAIS NAS EDIÇÕES DE TERÇA-FEIRA (26) DOS JORNAIS DO GRUPO RAC

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por