VALINHOS

Comunidade Nossa Senhora de Fátima faz festa

Festa da padroeira será realizada nos dias 18, 19, 24, 25 e 26 de maio, com música ao vivo

Correio.com
07/05/2013 às 10:58.
Atualizado em 25/04/2022 às 17:20

A comunidade do bairro Castelo, em Valinhos, promove nos dias 18, 19, 24, 25 e 26 de maio a festa de Nossa Senhora de Fátima. A novena da padroeira será concluída no dia 12, domingo. E dia 13, às 20h, haverá a missa solene, presidida pelo padre Dalmírio Djalma do Amaral.

Na festa haverá barracas de calabresa, pernil, espetinho, salsichão, pastel, bebidas, doces, quentão, pesca e tômbola. A festa terá música ao vivo todas as noites. Dia 24 será realizado um bingo, com diversos prêmios.

Campanha da reforma 

Em 2011, foi lançada a campanha “Mãe, no seu centenário, receba a nossa gratidão”. O desejo é entregar a igreja reformada até 2017, como forma de gratidão a Nossa Senhora de Fátima, no centenário de sua primeira aparição. A reforma da igreja é hoje necessária devido aos problemas estruturais e de adequação no prédio, que tem mais de 40 anos de construção. Hoje, a obra se encontra na fase de colocação de batentes, contra-marcos e reboco. A proposta é oferecer uma igreja nova, com todas as adequações de acessibilidade, revisão elétrica e hidráulica, além de uma nova fachada e um acabamento interno que oferece mais conforto e beleza aos fiéis e a toda a comunidade.

A campanha é promovida por meio de um carnê, com 24 meses de contribuições. O colaborador é quem define o valor da oferta. Este carnê com o nome do doador e de seus familiares será colocado em uma urna e depositado no altar da igreja. Em cada jubileu da comunidade, esta urna será aberta para as orações na intenção daqueles que colaborarem com a reforma da igreja. “Essa campanha foi uma inspiração de Deus, para que nossa cidade tenha uma igreja ainda mais bonita para Nossa Senhora de Fátima. Que Deus abençoe todos aqueles que já estão ajudando e os vão nos ajudar a construir uma casa digna em honra de Nossa Senhora, aquela que sempre continua a nos lembrar: ‘Façam tudo o que meu Filho vos disser´”, disse o padre Carlos Marassato, idealizador da campanha.

Além do carnê, a comunidade promove outras iniciativas de arrecadação, como a Campanha do Cimento, a Manhã da Sobremesa e as festas sociais, além de parcerias das demais comunidades irmãs da Paróquia São Sebastião.

Histórico 

Em 1965 foi criada, no bairro, a Sociedade dos Amigos do Bairro Castelo, com a finalidade de ajudar a construção da igreja que receberia o nome de Nossa Senhora do Rosário. No dia 24 de Dezembro de 1970, foi realizada Missa no Centro Comunitário Castelo, então já erguido. Houve uma Assembleia Geral de todos os moradores do bairro.

A comunidade passou a se chamar Nossa Senhora de Fátima em 1980, quando uma senhora procurou o Padre Ercilio Turco, na época, pároco da Matriz de São Sebastião. Ela ofertou um terreno no Jardim Pinheiros para a construção de um Centro Comunitário naquele bairro, com a condição que se desse o nome de Nossa Senhora do Rosário. Diante do pedido, o Padre Ercilio aceitou e propõs aos membros do Centro Comunitário do Castelo para trocar o nome da Padroeira da comunidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por