VILA NOGUEIRA

Comunidade ganha 'nova' praça após anos de espera

a Praça da Bica inaugura um novo conceito novo em Campinas, o de praça autossustentável.

Sarah Brito
27/06/2015 às 15:09.
Atualizado em 28/04/2022 às 15:58
Praça da Bica foi revitalizada e ganhou novos espaços para o lazer, como o playground e o campo de areia com alambrado e iluminação ( Dominique Torquato/ AAN)

Praça da Bica foi revitalizada e ganhou novos espaços para o lazer, como o playground e o campo de areia com alambrado e iluminação ( Dominique Torquato/ AAN)

Após anos de espera, moradores da Vila Nogueira, na região Leste de Campinas, receberam, neste sábado  pela manhã (27), a revitalização da Praça Antônio Rodrigues dos Santos Júnior, conhecida como Praça da Bica. Cerca de 400 pessoas participaram do evento, que teve até um café comunitário para celebrar a entrega feita pela Prefeitura. Várias foram as intervenções no local, que agora conta com campo de areia com alambrado e iluminação, parque infantil, academia para a terceira idade e pista de cooper, além de 300 novas mudas de plantas nativas. A obra custou R$ 600 mil e levou três meses para ser concluída. Novo conceito Com 18 mil metros quadrados, a Praça da Bica inaugura um novo conceito novo em Campinas, o de praça autossustentável. Isso porque o espaço possui, há anos, uma bica natural de nascente, que jorra água o dia todo e é utilizada pelos moradores. A reforma preservou a bica e represou parte da água num pequeno lago, de onde caminhões da Prefeitura poderão obter água para molhar as plantas da praça e de outras áreas de convivência pública. O pedido para os serviços foi feito pela comunidade ao vereador Zé Carlos (SD), que encaminhou a solicitação ao Executivo. Para a população, a reforma era necessária porque o local estava sendo usado por usuários de drogas. A falta de iluminação também causava insegurança. “Fizemos reuniões com os moradores, vereador e Prefeitura. Muitas pessoas prometeram que arrumariam o lugar, que era mal frequentado. Antes, não tinha nada, só mato”, disse a professora Juliana Balbino Longo, de 32 anos. Sem estrutura Segundo ela, a Administração limpava a área regularmente, mas não havia estrutura para os moradores. Juliana contou que o pedido foi feito em novembro do ano passado e que o projeto executivo foi elaborado em conjunto com a população.O prefeito Jonas Donizette (PSB) afirmou que, antes da reforma, a praça era um “verdadeiro lixão”. “Havia carcaças de carros abandonadas. Com a obra, colocamos equipamentos para os moradores e caminho para os caminhões pegarem água do lago”, disse. Entre as árvores nativas plantadas estão ipês amarelo, roxo, rosa e branco, jatobás e jequitibás. O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, afirmou que o bairro existe há pelo menos 60 anos e que a praça nunca havia sido urbanizada. “Servia como depósito de entulho e sujeira. Então, iniciamos a obra. Fizemos passeios, quadra com tamanho oficial e pista de aeromodelismo. Com isso, foi recuperado todo o paisagismo”, disse.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por