FESTA DA EDUCAÇÃO

Comunidade celebra chegada do Ceprocamp ao Campo Belo

Prefeito Dário Saadi entregou a nova unidade com dois meses de antecedência

Luis Eduardo de Sousa/ [email protected]
30/07/2023 às 11:23.
Atualizado em 30/07/2023 às 11:23
Nova unidade do Ceprocamp, inaugurada ontem no Campo Belo; capacidade de atender 120 alunos por turno, a unidade educacional da Prefeitura beneficiará um total de 360 estudantes nos três períodos (Kamá Ribeiro)

Nova unidade do Ceprocamp, inaugurada ontem no Campo Belo; capacidade de atender 120 alunos por turno, a unidade educacional da Prefeitura beneficiará um total de 360 estudantes nos três períodos (Kamá Ribeiro)

A comunidade do Campo Belo recebeu com entusiasmo a inauguração antecipada da unidade do Centro de Educação Profissional "Antônio da Costa Santos" (Ceprocamp), ocorrida no sábado (29) , dois meses antes do prazo estabelecido. Apresentado à população pelo Executivo no último dia 11, o espaço de educação traz consigo uma série de cursos que contribuirão para o desenvolvimento profissional dos moradores da região.

A partir de agosto, a unidade começará a oferecer cursos de informática básica no período da manhã, auxiliar de logística no período vespertino e cuidador de idosos no período noturno. Durante a cerimônia de inauguração, foram anunciadas mais duas qualificações: operador(a) de empilhadeira, em parceria com a Azul Linhas Aéreas, para atuação no Aeroporto Internacional de Viracopos, e pintor(a), cujo professor e material serão fornecidos pela Suvinil. Com uma capacidade total de atender 120 alunos por turno, a unidade beneficiará um total de 360 estudantes nos três períodos.

Além dos cursos mencionados, 90 estudantes do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA) terão à disposição a estrutura do prédio para concluir seus estudos básicos, tanto no ensino médio quanto no fundamental.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Dário Saadi (Republicanos), acompanhado pelos vereadores Carmo Luiz e Higor Diego (Republicanos) e pelo presidente da Câmara Municipal, Luiz Rossini (PV). Também marcaram presença os secretários de Assistência Social, Direitos Humanos e Pessoas com Deficiência, Vandecleya Moro, Educação, José Tadeu Jorge, e Comunicação, Luiz Guilherme Fabrini. Em seu discurso, o prefeito ressaltou a excelência da nova estrutura e a importância de oferecer o melhor para aprimorar a educação na região. "Para melhorar a educação não se deve entregar qualquer coisa, tem que entregar o melhor. Essa unidade é fantástica, tem estrutura de ponta e vai conferir aos moradores do Campo Belo uma grande oportunidade. Aqui tem excelência", disse Dário. 

O vice-prefeito Wanderley de Almeida (PSB) também participou do evento e destacou o poder transformador dos cursos profissionalizantes em suas próprias palavras: "Eu tive a oportunidade de fazer um curso no Senai e, a partir dali, minha vida começou a mudar, assim como a vida da minha família. Então, eu sei o que isso pode significar para as famílias do Campo Belo".

O prédio está equipado com três salas de aula, sala de administração, sala de reuniões e sala de informática, configurando-se como a unidade mais completa das 13 existentes do Ceprocamp. O prefeito Dário também anunciou planos para a inauguração de mais uma unidade na Vila Mimosa, em breve, e a construção de outras duas unidades, na Vila Padre Anchieta e na região dos Amarais, até o final do próximo ano.

Durante a solenidade, o vereador Carmo Luiz lembrou que o bairro enfrentou durante décadas a ameaça de desapropriação para dar espaço à expansão de Viracopos. Tal ação não se concretizou após a autorização do presidente Lula (PT), em 2006, que permitiu a expansão do terminal para outra direção. Agora, com a inauguração da unidade do Ceprocamp, a comunidade do Campo Belo ganha uma valiosa oportunidade para o crescimento pessoal e profissional de seus moradores.

TRANSFORMANDO VIDAS

Júlio das Chagas, um aposentado de 85 anos, encontrou no Centro de Educação Profissional Antônio da Costa Santos (Ceprocamp) uma oportunidade única de retomar os estudos através do programa EJA. Enquanto a comitiva do Executivo percorria o prédio para conhecer sua estrutura, o idoso, sozinho, sentou-se em uma das cadeiras e, com brilho nos olhos, contemplou um notebook diante de si, teclando com seus dois indicadores, mostrando sua empolgação.

O senhor gostou do prédio? 

Se gostei? Quando vim de Natal (RN) para Campinas, em 1973, aqui tinha apenas quatro casas. Quando que eu imaginaria ver isso aqui no Campo Belo? Isso aqui é lindo (disse com os olhos em lágrimas).

E o senhor pretende estudar aqui? 

Não sei se ainda tenho memória para guardar o conteúdo, mas é uma boa opção para eu estudar, terminar a escola. 

O senhor acha que apenas essa estrutura é capaz de mudar a realidade de vulnerabilidade do bairro? 

Eu acho que tudo que está acontecendo nesse bairro é admirável, e acho que mais coisas como essa (o Ceprocamp) são bem-vindas. O asfalto, os Postos de Saúde, tudo que seja para ajudar o povo. 

Por quê? 

Porque vivi mais de 30 anos nesse bairro, vi ele crescer, tive medo e vi gente com o mesmo receio de ser despejado. Meus filhos e netos já não vivem mais aqui, mas eu fico feliz pelos jovens que agora poderão aproveitar o que nós não tivemos. 

JUVENTUDE

Apesar da diferença de idade em relação ao aposentado Júlio das Chagas, o jovem Hatilla Meireles, de 15 anos, é um exemplo vivo da juventude promissora do Campo Belo. Acompanhado por seu pai e irmã, o adolescente, que sonha em cursar faculdade de engenharia, vê na chegada da educação profissionalizante uma oportunidade única.

Você estuda? Se sim, o que pretende fazer quando terminar a escola?

Estudo, sim, estou no ensino médio. Quero fazer faculdade de engenharia. Ainda não sei onde vou fazer, preciso pensar as possibilidades...

E essa é uma possibilidade? 

Para ser sincero, quero sair da escola e fazer faculdade direto, mas, conseguir uma profissão antes da faculdade é uma oportunidade para todos os jovens que moram no bairro, para os meus amigos de escola, para a minha irmã mais nova, para quem desejar. 

O que significa para você, que tem o sonho de romper barreiras e cursar o ensino superior, a inauguração dessa unidade. 
Felicidade. Estou muito feliz por ver isso aqui, muito bom. 

FESTA 

A inauguração contou com evento que reuniu centenas de pessoas no pátio do Ceprocamp. Além do corte da faixa e da entrega da placa de conclusão, o evento teve apresentação ao vivo de forró com artistas locais, pipoca, algodão doce e café da manhã. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por