PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Comércio de Campinas passa a funcionar em horário estendido

Estabelecimentos fecham apenas às 20h nesta semana e às 21h na próxima; 13 de Maio e Centro de Convivência contam com feiras especiais de Natal desde ontem

Da Redação
10/12/2024 às 11:23.
Atualizado em 10/12/2024 às 11:35
Além dos tradicionais estabelecimentos comerciais do Centro, região ganhou opções para as compras de Natal; Feira de Natal da Economia Solidária ficará na Rua 13 de Maio até dia 23 de dezembro, enquanto a Feira de Natal do Centro de Convivência (foto) permanecerá até o dia 24 (Alessandro Torres)

Além dos tradicionais estabelecimentos comerciais do Centro, região ganhou opções para as compras de Natal; Feira de Natal da Economia Solidária ficará na Rua 13 de Maio até dia 23 de dezembro, enquanto a Feira de Natal do Centro de Convivência (foto) permanecerá até o dia 24 (Alessandro Torres)

O comércio central de Campinas já trabalha em horário especial desde ontem. Os estabelecimentos comerciais ficam abertos até as 20h nesta semana e até as 21h na próxima. Aos domingos, dias 15 e 22, as lojas estarão abertas ao público até as 17h. De acordo com o divulgado pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), na antevéspera do Natal, dia 23, os consumidores poderão fazer compras até as 22h. No dia 24, véspera, os estabelecimentos fecham às 19h. Os shoppings também adotam esquema especial de funcionamento para o período do fim do ano.

O Natal é a data mais importante para o comércio brasileiro. Somente na Região Metropolitana de Campinas (RMC), segundo projeção do Departamento de Economia da Acic, a expectativa é de movimentação financeira de R$ 6,97 bilhões — alta de 3% em comparação a 2023. A Acic espera um faturamento de R$ 2,98 bilhões relacionado ao Natal e às festividades de final de ano considerando apenas Campinas.

Os consumidores ainda podem optar pelas feiras de artesanato e as solidárias para garantir os presentes para o final do ano. Duas delas tiveram início ontem em Campinas. A primeira é a de Natal da Economia Solidária e a segunda a tradicional Feira de Natal do Centro de Convivência.

A Feira da Economia Solidária reúne desde ontem cerca de 15 expositores na Rua 13 de Maio, próximo à Catedral Metropolitana, até o próximo dia 23 de dezembro, com exceção dos dias 15, 21 e 22. A Feira fica aberta ao público das 8h às 15h. A população pode encontrar no local diversos artigos feitos de forma artesanal pelos empreendedores que participam do programa. Segundo a Prefeitura, é um estímulo à economia criativa, gerando renda e oportunidades para os participantes. Além das opções de presentes diferenciados, a feira conta com uma praça de alimentação com opções variadas de alimentos, como pastel, acarajé, cachorro-quente, doces e balas de coco.

Entre os expositores estão os de bebê reborn (boneco realista); enxovais para bebê; toalhas que podem ser personalizadas com bordados; tapetes de crochê e retalhos; panos de prato; puxa-saco; bijuterias, laços e tiaras; amigurumis (bonecos de crochê); artigos de cozinha (toucas e aventais); pijamas e artigos esotéricos.

Já a tradicional Feira de Natal do Centro de Convivência, que também começou ontem, conta com 60 expositores, espaço para crianças e terá, a partir de amanhã, quarta-feira, dia 11, a presença do Papai Noel. A feira permanecerá na Praça Fluminense até dia 24 de dezembro, de segunda a sexta, das 16h às 22h.

A programação musical inclui apresentações de cantatas de Natal, corais natalinos, música sertaneja, clássicos do rock e country, rap gospel, samba e a Banda da Polícia Militar. Para as crianças haverá um espaço kids com a Casa do Papai Noel e recreação todos os dias.

CAMINHO DOS SONHOS

Com o tema "O Grande Presente para Campinas", a programação deste ano do Natal Caminhos dos Sonhos segue até 22 de dezembro com eventos para toda a família. A organização é da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic).

A Vila do Bom Velhinho permite que os visitantes da região central tenham uma experiência de Natal semelhante à dos grandes centros comerciais. O espaço conta com uma casa varandada, climatizada e repleta de tecnologia, além de uma decoração especial e um carrossel, prometendo agradar a toda a família.

A visitação ao Papai Noel pode ser feita todos os dias. Até dia 13, ela está aberta das 10h às 20h; e de 14 a 22, das 10h às 22h. “No ano passado, tivemos um grande número de pessoas visitando a Vila do Papai Noel; para este ano, nossa expectativa é que a procura seja ainda maior”, afirmou Adriana Flosi, presidente da Acic.

A programação do Natal Caminho dos Sonhos abrange 15 bairros, vai até 22 de dezembro e inclui iluminação e decoração da região central, apresentação de corais e iniciativas de vários parceiros. Quatro pontos do Centro estão decorados com luzes que encantam quem visita a região, o Largo do Rosário, a Catedral, a Prefeitura e a Praça Carlos Gomes.’

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por