PROMOÇÕES

Comércio campineiro antecipa liquidações de inverno

Dias quentes e queda no poder aquisitivo obriga lojistas a anteciparem as liquidações de Inverno

Adriana Leite
18/07/2013 às 08:47.
Atualizado em 25/04/2022 às 08:25

O bolso mais vazio dos consumidores e o Inverno tropical com temperaturas elevadas fizeram o comércio campineiro antecipar as liquidações da Estação. As vitrines estão repletas de cartazes estampando descontos que chegam a 70%. A tentação é grande: botas, blusas, jaquetas, moletons, camisas, vestidos - inclusive de grifes famosas - a preços convidativos. E os primeiros resultados já começam a aparecer nos caixas - o movimento nas lojas já aumentou cerca de 30%.Mas antes de correr para as lojas, o consumidor deve analisar se precisa mesmo de novas roupas e calçados para enfrentar o frio. Outro detalhe importante é colocar na planilha mensal quanto é possível gastar com as liquidações. Quem decidir ir às compras deve seguir outra regra importante: “garimpar” as melhores ofertas de produtos, escolhendo peças que poderão ser usadas durante pelo menos os próximos três anos. Peças básicas, que possam compor com diferentes estilos, são as ideais - nada de modismos da Estação, ensinam os especialistas, porque no próximo Inverno esse tipo de produto acabará encalhado no guarda-roupa.“Atualmente, as informações sobre tendências na moda são amplamente difundidas. O consumidor já sabe o que estará em uso nas próximas coleções. Assim, é mais fácil fazer boas compras nas liquidações”, explicou a docente em Moda do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Campinas, Justine Armani. Ela recomendou que, quando for às compras, o consumidor não se paute apenas pelo preço. “A qualidade também é fundamental.Os lojistas afirmaram que a antecipação das liquidações tentam “esquentar” as vendas das peças de Inverno e evitar encalhes nos estoques. Com a inadimplência em alta, o recuo do poder aquisitivo compra e o Sol que continua forte, a opção é reduzir os preços antes da hora para alavancar as vendas. A tática foi intensificada a partir do começo deste mês e vem dando certo - as vendas cresceram entre 10% e 30%.O gerente da Hot Point, André Araújo Oliveira, lembrou que Inverno no Brasil costuma ser assim mesmo - nada de frio excessivo. “Há alguns períodos mais frios durante o dia, mas não temos semanas inteiras com temperatura baixa aqui na região, por exemplo. Por isso, o consumidor precisa ser estimulado para adquirir peças de Inverno. As liquidações ajudam nisso”, comentou. Os descontos anunciados nas lojas da rede chegam a 60%.O gerente da Baby Plus Calçados, Marcos Alberto Lopes, concorda que o Inverno é curto no Brasil e as vendas dos produtos da época precisam se concentrar em julho e agosto. Nos shoppings, os lojistas também tratam de tentar reduzir seus estoques. No Iguatemi, pelo menos 80% das 282 lojas anunciam promoções com descontos que chegam a 70%. No Galleria, cerca de 80% das 203 lojas também têm produtos mais em conta. O Unimart Shopping não faz nenhuma campanha promocional específica, mas mais de 80% de suas lojas também anunciam descontos, que vão de 30% a 70%.Os descontos agradam os consumidores que saem à caça de produtos bons e baratos. “Queria uma blusa de lã e encontrei várias opções mais baratas. Dá sim para encontrar peças de qualidade e pagar menos”, afirmou a diarista Maria Aurelice Ricardo. O metalúrgico Éder Luís de Moraes concorda que os preços estão bons, mas que mesmo assim é preciso pesquisar em diferentes lojas.“Sempre compro em liquidação, mas, ainda assim, pesquiso. Nem todas as lojas têm itens de Inverno com desconto”,lembrou.

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