A vacinação terá início a partir da quinta-feira, segundo a Prefeitura
O aposentado Silvino Perotti, 92, recebe vacina no drive-thru da escola Zeferino Vaz, na Vila Uni?o (Ricardo Lima/ Correio Popular)
A Prefeitura de Campinas anunciou o início da abertura, a partir desta quarta-feira (10), do agendamento para vacinação de idosos acima de 85 anos. O agendamento tem início às 9h desta quarta, no site da Prefeitura de Campinas (clique aqui) ou pelo telefone 160.
As doses contra a covid-19 começam a ser aplicadas a partir desta quinta-feira (11) em dois postos: Centro de Vivência do Idoso, na Lagoa do Taquaral, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Zeferino Vaz, conhecida como CAIC, na Vila União. No dois locais haverá opção de vacinação dentro do carro.
Com a ampliação da faixa etária, qualquer morador acima de 85 anos pode solicitar a imunização. Segundo a Prefeitura, fica mantida a opção de atendimento em domicílio, que conta com cerca de mil cadastros. Nesse caso, porém, a aplicação pode demorar.
"A aplicação da vacina em casa é bastante demorada, pois a equipe precisa montar a caixa, se deslocar até o local, preencher o sistema e só aí ir para outra aplicação. Quem só puder assim, vamos fazer, está tudo certo e sem problemas. Mas não dá para achar que será nos próximos dias", explica a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária em Saúde (Devisa), Andrea Von Zuben.
Ainda conforme a diretora, a expectativa é que a vacinação desse novo grupo consiga ser realizada em até seis dias "A gente quer que as pessoas sejam vacinadas, e a expectativa é imunizar toda essa população em seis dias. Os centros estão organizados. Aplicamos dentro do carro de maneira rápida", complementa Andrea.
De acordo com a Prefeitura, são estimadas seis mil pessoas entre 85 e 89 anos que receberão a vacina na nova etapa da campanha. Entre elas deverá estar a esposa do aposentado Silvino Perotti, 92 anos. Vacinado ontem, ele avalia como muito positiva a campanha e disse esperar que a vacina chegue para a mulher dele o mais rápido possível.
Segundo dados da Prefeitura, 28% das mortes registradas por covid-19 no município desde o início da pandemia foram de pessoas acima de 85 anos. Até está quarta-feira, a Administração divulgou ter vacinado mais de 42 mil pessoas, entre elas 5.220 idosos acima de 90 anos, incluindo os que residem nas 150 instituições de longa permanência.
Fura-filas
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, (Republicamos) confirmou que as equipes de vacinação vêm enfrentando problemas com denúncias de fura-filas. Desde o início da vacinação, a Ouvidoria e o telefone 156 registraram cerca de 30 casos do tipo. Para o prefeito, a situação é considerada inadmissível e os casos estão sendo investigados. Se constatada a veracidade das denúncias, os casos serão encaminhados para Polícia Civil e investigados como crimes.
"Estamos tomando todas as precauções para evitar os fura-filas. Já tivemos denúncias, mas os casos não se confirmaram. É importante ressaltar que não vamos tolerar esse fato na nossa cidade", disse. Segundo a Prefeitura, os casos de fura-filas representam 0,1% do total de servidores da linha de frente vacinados. "Nossos funcionários estão realizando um trabalho exemplar e isso precisa ser dito", ressalta.
Segunda dose
O prefeito também anunciou o início para a semana que vem da aplicação da segunda dose da vacina para os profissionais de linha de frente da área da Saúde no combate à pandemia na cidade. O município recebeu ontem as doses para cumprir essa segunda etapa da imunização. Uma pessoa somente é considerada imunizada contra a covid-19 após tomar as duas doses do imunizante.