Crianças entre 6 meses e menores de 5 anos devem ser imunizadas em um dos 63 postos de saúde
Começa neste sábado (8), em todo o País, a campanha de vacinação contra poliomielite, ou paralisia infantil. Crianças entre 6 meses e menores de 5 anos devem ser vacinadas até o dia 21 de junho. A campanha acontece nos 63 postos de saúde do Município, das 9h às 17h. Igrejas, escolas e supermercados também terão estandes de vacinação.
A campanha, lançada em 1980, será diferente a partir deste ano. Além da mudança na faixa etária, a vacinação acontece em apenas uma etapa. Até o ano passado, as doses podiam ser aplicadas em junho e agosto. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, Maria do Carmo Ferreira, 58 mil crianças devem ser vacinadas na cidade. Em toda a Região Metropolitana de Campinas, a expectativa do Ministério da Saúde é de vacinar 155,3 mil crianças. O último caso de paralisia infantil registrado no Brasil foi em 1989.
Apesar de a doença estar erradicada no Brasil, países da África e do sudeste asiático ainda registram casos. “Eliminamos o problema no Brasil e nas Américas, no entanto, ainda ocorre em outros países do mundo e o Brasil é um País que recebe muitos turistas, e com os grandes eventos que irão acontecer aqui, como Copa das Confederações e a Copa do Mundo, há risco de termos novos casos. Daí a importância de vacinarmos todas as crianças.”
Desde o ano passado também iniciou a transição dos procedimentos, da vacina via oral para injetável. As famosas gotinhas, com o vírus vivo, passam a ser ministradas apenas a crianças entre 6 meses e 5 anos. Bebês com 2 e 4 meses passaram a tomar a vacina injetável, com o vírus desativado.
A coordenadora da Vigilância em Campinas lembra que a campanha da gotinha é para crianças a partir de 6 meses, mas menores de 2 e 4 meses que ainda não tomaram as doses injetáveis também poderão ser vacinados.
De acordo com o Ministério da Saúde, 12,9 milhões de crianças devem ser vacinadas este ano. Ao todo, 115 mil postos de vacinação estarão funcionando neste sábado em todo o País. Além das unidades permanentes, postos móveis também irão ajudar na campanha, que pretende vacinar 95% da população infantil. No ano passado, 99% do público-alvo foi imunizado. A vacina é gratuita. É importante que os pais ou responsáveis levem a carteira de vacinação da criança para controle do profissional de saúde.
Serviço
Campanha de vacinação contra paralisia infantil
De 8 a 21 de junho
Público-alvo: crianças entre 6 meses e menores de 5 anos.