APÓS ESPERA DE 10 ANOS

Com acordo do Estado e União, Trem Intercidades deve avançar

Cooperação técnica assinada na sexta-feira (4) viabilizará implantação entre SP e Campinas

Thiago Rovêdo/ [email protected]
05/11/2022 às 09:45.
Atualizado em 05/11/2022 às 09:45
Trem Intercidades deve ligar cidades da Grande São Paulo a Campinas e Baixada Santista, tanto para passageiros como para transporte de cargas (Gustavo Tilio)

Trem Intercidades deve ligar cidades da Grande São Paulo a Campinas e Baixada Santista, tanto para passageiros como para transporte de cargas (Gustavo Tilio)

O Estado e o governo federal assinaram na sexta-feira (4) um acordo de cooperação técnica para destravar a licitação do Trem Intercidades (TIC), que ligará São Paulo a Campinas. Com a assinatura, o Governo de São Paulo terá as condições necessárias para viabilizar a implantação e a operação do TIC Eixo Norte, e poderá lançar o edital de licitação da parceria público-privada. O documento foi elaborado junto ao Ministério da Infraestrutura.

O Trem Intercidades é uma obra que pretende ligar cidades da Grande São Paulo a Campinas e Baixada Santista. O projeto da obra foi apresentado há mais de 10 anos e, durante estas eleições, a pauta foi usada intensamente como principal promessa de campanha para a região pelos candidatos ao governo estadual, incluindo o vencedor Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Desde o início do ano, o Governo do Estado aguardava o convênio com a União que o autorizasse a utilizar os trilhos já existentes para a implantação do TIC. O Estado garante que a futura concessionária do TIC Eixo Norte assumirá os direitos e as obrigações da CPTM, que se relacionam ao trecho ferroviário da Linha 7.

"O objetivo do acordo, portanto, é encaminhar diretrizes para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para nortear as ações necessárias à implantação do TIC Eixo Norte e das segregações entre trilhos de cargas e de passageiros, em especial por meio da prorrogação antecipada do contrato de concessão da MRS Logística S.A", afirmou o Estado por meio de nota oficial. A MRS será responsável pelas obras de segregação das vias entre a região de Jundiaí e o Centro de São Paulo, o que permitirá a operação de serviços expressos, paradores e da Linha 7-Rubi, além dos trens de carga, de forma simultânea.

O Estado explicou que o TIC será dividido em três eixos. Haverá o eixo Serviço, com 35,2 quilômetros, integrado ao sistema metroferroviário da capital, ligando a estação Barra Funda a Francisco Morato, atendendo as cidades de Caieiras e Franco da Rocha. O segundo eixo será o trem intermunicipal, que vai unir Francisco Morato a Campinas, atendendo ainda as cidades de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí e Louveira. Por fim, haverá o serviço de transporte ferroviário intermunicipal de passageiros, expresso, ligando São Paulo (estação Barra Funda) a Campinas, com parada em Jundiaí.

undiaí. "Com a assinatura do acordo, demos o passo definitivo para o Trem Intercidades. Nosso governo construiu cada etapa e agora estamos prontos para lançar o edital da linha férrea que trará de volta o transporte de passageiros entre duas regiões metropolitanas", comemorou o governador Rodrigo Garcia.

Para o prefeito Dário Saadi (Republicanos), quando for realmente concluída, a obra será fundamental para milhares de pessoas que se locomovem entre a capital e Campinas diariamente. "É uma obra fundamental para Campinas, aguardada há muito tempo. Vai ajudar milhares de pessoas que transitam entre Campinas e São Paulo diariamente. Estou confiante de que essa obra vai andar nesses próximos anos e se tornará uma realidade", afirmou o chefe do Executivo campineiro.

O prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Gustavo Reis (MDB), se diz confiante que agora o projeto poderá ganhar corpo necessário para sair do papel. "É um sonho que está sendo realizado. Esse acordo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e o Governo Federal era o detalhe que faltava para o projeto do Trem Intercidades, enfim, sair do papel. Nós vínhamos batalhando, dentro do Conselho de Desenvolvimento da RMC, para que isso acontecesse o quanto antes. Estamos confiantes que agora o projeto ganhará força e será tocado pelo futuro governo de Tarcísio de Freitas", disse.

Antes da eleição, Tarcísio de Freitas afirmou que o Estado de São Paulo vai se transformar em um canteiro de obras nos próximos anos. Tarcísio tem acompanhado o processo desde quando era diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito, o DNIT, no governo Dilma Rousseff, ressaltando que acredita que há grandes chances para que o trem de passageiros saia do papel, especialmente depois da renovação de contratos da malha ferroviária do Estado - ações que ele fez enquanto era ministro da Infraestrutura.

O Ministério da Infraestrutura foi procurado, mas até o fechamento desta reportagem não houve respostas aos questionamentos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por