INOVAÇÃO

Com a Renault, CPFL entra na era dos carros elétricos

Companhia de energia é a primeira do País a utilizar os modelos da montadora francesa

Luís Cesar de Souza Pinto
30/08/2013 às 12:02.
Atualizado em 25/04/2022 às 03:49
O ZoE, um dos três modelos elétricos da Renault que passarão a ser utilizados pela CPFL em sua frota (Divulgação)

O ZoE, um dos três modelos elétricos da Renault que passarão a ser utilizados pela CPFL em sua frota (Divulgação)

A CPFL Energia – holding com sede em Campinas – é a primeira empresa do País a incorporar veículos elétricos Renault em sua frota. A aquisição dos modelos ZoE, Fluence Z.E. e Kangoo Z.E., faz parte do Programa de Mobilidade Elétrica, coordenado pela CPFL e que conta com parceria da marca francesa. O projeto aborda soluções de mobilidade no futuro das cidades, através da criação de um laboratório real com apoio de entidades públicas e privadas. O investimento no programa é de cerca de R$ 6,5 milhões e prevê ainda a compra de mais veículos elétricos e a implantação de uma infraestrutura de pontos de recarga em Campinas. “Buscamos alianças com empresas que, como a Renault, acreditam que essa tecnologia estará presente no futuro do mercado automobilístico mundial”, afirma Olivier Murguet, presidente da marca do francesa Brasil. Wilson Ferreira Jr., presidente da CPFL, acrescenta que o programa “é um desafio que a companhia quer abraçar para avaliar soluções inovadoras de mobilidade elétrica para o Brasil e estudar os seus impactos junto do setor elétrico”. A importação de veículos elétricos ainda é, contudo, um movimento isolado de algumas montadoras, já que esbarra na ausência de uma política consistente de incentivos por parte do governo - situação que nem mesmo o novo regime automotivo se propôs a mudar. Um dos critérios do programa Inovar-Auto para concessão de tributação diferenciada, por exemplo, se baseia na “litragem” do motor, um conceito que obviamente não se encaixa nos veículos elétricos. Com isso, a taxação de IPI desses modelos chega a 55%. Modelos A linha de elétricos da Renault, conhecida como Z.E. (de “Zero Emission”, ou emissão zero, em português) inclui os três modelos adquiridos pela CPFL e também o Twizy, um carrinho de dois lugares destinado a rodar em ambiente urbano. O Kangoo Z.E. é o primeiro furgão 100% elétrico do mercado, e o Fluence Z.E. é a versão elétrica do sedã já comeercializado no Brasil com motor a combustão convencional. Já o Zoe é um hatch compacto considerado o primeiro modelo “popular” 100% elétrico lançado no mundo. Na França, ele custa a partir de 15,7 mil euros (cerca de R$ 50 mil, levando em conta os impostos). SAIBA MAISA família de veículos Z.E. integra o plano da Renault de reduzir gradativamente as emissões de CO2 de todos os seus modelos em 10% até o 2014 e mais 10% até 2016.

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