Cerimônia de entrega de títulos de posse de imóveis pela Cohab Campinas: programa de amplo alcance social (Divulgação)
Dois programas bem-sucedidos da Companhia de Habitação Popular (Cohab) de Campinas foram reconhecidos no 69º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social (FNSHDU), da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC). A Cohab recebeu o Selo de Mérito Especial do ano de 2022 pelas iniciativas denominadas "Inclusão Habitacional Saudável" e "EHIS: Agilidade e Empreendedorismo". O certificado foi entregue ao presidente da Companhia, Arly de Lara Romêo, também secretário municipal de Habitação.
Arly disse ter recebido a notícia da premiação com bastante orgulho e alegria, uma vez que tal forma de reconhecimento é um estímulo a mais para que os funcionários, elogiados pela dedicação e trabalho, continuem se empenhando para auxiliar a população de baixa renda. "É um segmento que luta com muita dificuldade. Nós não podemos deixar de dar atenção porque eles são muito carentes e a nossa maior missão é afastá-los de áreas de risco."
O presidente da Cohab afirmou que a Companhia é uma referência no Brasil inteiro e que mesmo com um avanço bastante significativo durante o mandato do ex-prefeito e atual deputado federal Jonas Donizette (PSB), os trabalhos continuaram avançando de maneira "espetacular" na gestão de Dário Saadi (Republicanos).
"O Dário, inclusive, delegou à Cohab a competência para aprovar os próprios projetos. Nós fizemos um que diminuiu o tamanho de lotes de terreno (antes era necessário ter pelo menos 126m² e a Cohab conseguiu reduzir para 90m²) e com isso o preço também caiu e tornou possível ter uma maior inclusão social. Essa mudança acelerou a aprovação de projetos habitacionais de interesse social. É muito importante que compreendam que esse é um segmento muito necessitado, uma população que conta com a capacidade de o Poder Público dar atenção."
Sobre os dois programas
O "Inclusão Habitacional Saudável" foi iniciado há praticamente dois anos, em maio de 2021, e faz parte do convênio de regularização fundiária entre Secretaria de Habitação (Sehab) e Cohab. O programa tem como objetivo atender às necessidades dos beneficiários da regularização fundiária. O foco é na qualidade de vida dos moradores, incluindo as condições físicas dos núcleos habitacionais regularizados, durante ou após a instalação de infraestrutura. Ainda há a oferta de auxílio técnico para melhorar espaços internos e externos.
A iniciativa já rendeu alguns resultados como a realização de oficinas de educação ambiental e urbanismo e capacitação de mulheres para manutenção elétrica residencial. O "EHIS Cohab: Agilidade e Empreendedorismo", por sua vez, tem por objetivo atender a população com interesse em moradia, voltado ao público e identificado pelo cadastro CIM (Cadastro dos Interessados em Moradia) Cohab.
Por meio do EHIS Cohab, empreendedores podem aprovar projetos com mais rapidez, com parâmetros acessíveis com relação a vagas, densidade, altura e coeficiente de aproveitamento. As contrapartidas são de 2% do total de unidades habitacionais construídas, que devem ser vendidas a cadastrados no CIM.