A PARTIR DE 1˚ DE JULHO

COC firma parceria para ampliar tratamento oncológico na cidade

Atendimentos ambulatoriais e cirurgias serão feitas na Santa Casa, enquanto Centro de Oncologia Campinas ficará responsável pelos procedimentos de radio e quimioterapia

Bruno Luporini/[email protected]
28/06/2025 às 12:04.
Atualizado em 28/06/2025 às 12:04
O COC dispõe de estrutura multidisciplinar e de um dos mais modernos aceleradores do país para tratamento radioterápico (foto); especialistas do Centro de Oncologia Campinas, com sede em Barão Geraldo, estarão disponíveis para atendimento na Santa Casa (Kamá Ribeiro)

O COC dispõe de estrutura multidisciplinar e de um dos mais modernos aceleradores do país para tratamento radioterápico (foto); especialistas do Centro de Oncologia Campinas, com sede em Barão Geraldo, estarão disponíveis para atendimento na Santa Casa (Kamá Ribeiro)

A Irmandade de Misericórdia de Campinas, provedora da Santa Casa de Campinas, começa a oferecer tratamento de câncer a partir da próxima terça-feira, dia 1º de julho. A princípio, a parceria envolve pacientes particulares, de convênios e servidores públicos do Estado de São Paulo. A expectativa é que o serviço também passe a atender usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em breve. A iniciativa conta com a parceria do Centro de Oncologia Campinas (COC).

No prédio da Santa Casa ocorrerão as cirurgias e os atendimentos ambulatoriais dos pacientes, enquanto os tratamentos de quimioterapia e radioterapia acontecerão no COC, que dispõe de estrutura multidisciplinar e de um dos mais modernos aceleradores do país para tratamento radioterápico. Especialistas do Centro de Oncologia Campinas, com sede em Barão Geraldo, estarão disponíveis para atendimento na Santa Casa.

"Estamos comprometidos em oferecer tratamentos personalizados, com foco na qualidade de vida dos pacientes", destacou o oncologista Fernando Medina, diretor do COC. Ele também reforçou a importância dos cuidados de prevenção, como demonstrado em ações recentes do centro, uma delas a campanha gratuita de detecção de câncer de pele, que foi realizada em 16 de junho e contemplou 340 pessoas. "A união da experiência da Santa Casa com a infraestrutura moderna do COC representa um marco para Campinas. Nosso objetivo é proporcionar um tratamento integrado e humanizado, garantindo que os pacientes tenham acesso às melhores tecnologias e práticas médicas", afirmou o provedor da Santa Casa, Murillo Almeida. 

Medina reforçou que a cidade enfrenta desafios significativos no atendimento oncológico e filas de espera nos serviços públicos. O aumento de 26% nos atendimentos para câncer entre 2023 e 2024, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), reflete a crescente demanda por serviços especializados, especialmente para casos graves de cabeça e pescoço, urologia e pulmão. “A nova parceria surge como uma resposta direta a essa carência, buscando reduzir atrasos e oferecer atendimento mais ágil e qualificado”, reforçou o médico.

Em prol da qualificação dos tratamentos, o COC trouxe para a parceria equipamentos de última geração, como aceleradores lineares para radioterapia e uma equipe multidisciplinar composta por oncologistas, cirurgiões, radioterapeutas e profissionais de apoio como nutricionistas e psicólogos. Para a população de Campinas e da Região Metropolitana, a parceria é um alento em meio às dificuldades do sistema de saúde. "É uma esperança para quem enfrenta longas esperas por tratamento. Saber que temos uma nova opção, com qualidade e tecnologia, traz alívio", comentou Maria Aparecida Rodrigues, paciente oncológica atendida no COC. 

SOBRE O COC 

O centro localizado em Barão Geraldo possui salas de imagens, de quimioterapia, radioterapia, análises clínicas e imunoterapia. Também realiza atendimentos nas áreas de oncogenética, psico-oncologia, odonto-oncologia, oftalmologia e hematologia, entre outras. Em janeiro deste ano o COC recebeu a certificação nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Essa é a principal certificação que pode ser atingida por uma instituição de saúde no Brasil. Tal nível de acreditação atesta que o uso da tecnologia e o atendimento humanizado estão beneficiando o tratamento contra o câncer na instituição, assim como a segurança dos pacientes. Mais de 30 médicos compõem o Corpo Clínico do Centro de Oncologia Campinas. Na sua maioria, especialistas detentores de excelência técnica, o que é resultado da natureza e origem de suas respectivas formações. Serviços de nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia e farmácia complementam os cuidados dentro da instituição, que atende mais de 30 convênios médicos. O Centro de Oncologia Campinas carrega 48 anos de história e tradição no tratamento oncológico. Fica localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400.

TRATAMENTO E PREVENÇÃO 

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que mais de 600 mil novos casos da doença sejam diagnosticados em 2025 no Brasil. De acordo com o COC, o avanço da medicina de precisão trouxe avanços significativos à oncologia e à qualidade de vida dos pacientes. A medicina de precisão é um protocolo personalizado, elaborado especificamente para um indivíduo e para um certo tipo de tumor. Utiliza informações genômicas e moleculares para direcionar o tratamento do câncer de forma individualizada. No processo de evolução da oncologia, cresce o enfoque na medicina individualizada. “Quando comecei na oncologia, na década de 1980, o índice de cura do câncer estava em 40%. Atualmente, as chances de sucesso são de 70%”, comparou Medina. “Mas tudo isso passa pela necessidade de adotarmos hábitos saudáveis de vida, de não beber, não fumar, comer alimentos que ajudam a evitar doenças e adotar um estilo de vida mais adequado.” 

De acordo com Medina, o COC conta com uma estrutura capaz de atender 900 pacientes novos por ano para quimioterapia e radioterapia

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por