SETE DE SETEMBRO

Círculo Militar celebra Bicentenário da Independência

Coronel Everton Cesar Seraphim ministra palestra sobre as guerras da Independência

Da Redação
01/09/2022 às 18:28.
Atualizado em 01/09/2022 às 18:28
O coronel e professor da ExPCex, Everton Cesar Seraphim, falará sobre as batalhas de Pirajá e Jenipapo (Gustavo Tilio)

O coronel e professor da ExPCex, Everton Cesar Seraphim, falará sobre as batalhas de Pirajá e Jenipapo (Gustavo Tilio)

Os 200 anos da Proclamação da Independência do Brasil serão celebrados em 7 de setembro de 2022. Mas os preparativos para os festejos já contam com alguns eventos programados. Entre eles, está uma palestra que acontecerá hoje, a partir das 19h30, na sede do clube Círculo Militar de Campinas seguida de uma apresentação do coral da agremiação campineira. A organização do evento é do departamento cultural do clube e a entrada é gratuita para associados que podem, inclusive, levar convidados.

Segundo informações do Círculo Militar de Campinas, entre as canções que fazem parte do repertório da apresentação do coral está a interpretação do Hino Nacional e outras canções patrióticas oficiais. Ainda conforme a organização do evento, a palestra vai retratar os principais episódios da guerra que envolveu o entorno do 'Grito da Independência'.

Para ministrar a palestra foi convidado o coronel veterano Everton Cesar Seraphim, professor de História da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (ExPCex). Segundo ele, a ideia é a de mostrar aos participantes um ponto de vista além do ato de independência. "Faremos uma abordagem à guerra de independência após a declaração. Trazer os desdobramentos históricos das lutas e diversos combates terrestres e navais que aconteceram e o uso de força bélica por dois anos contras as tropas portuguesas aliadas à Portugal e que tiveram que ser expulsas", ressalta o professor.

O historiador vai destacar episódios como as batalhas de Pirajá, que ocorreu em Salvador (BA) na região dos bairros de Pirajá, Campinas do Pirajá e Alto do Cabrito. O confronto se iniciou em 1822 quando as tropas portuguesas tentaram romper o bloqueio aos caminhos que ligavam a capital ao centro e ao norte do país, e a batalha de Jenipapo (PI) um dos confrontos mais sangrentos da Guerra da Independência do Brasil, em 1823. Os eventos no Círculo Militar de Campinas ainda se estendem para o final de semana, onde acontecerá o tradicional baile da pátria, com a presença de autoridades civis e militares.

Como parte do calendário municipal da cidade, as comemorações da Semana da Pátria e os festejos do bicentenário da Independência também começam hoje, às 8h com o hasteamento das bandeiras no arruamento do Paço Municipal, no Centro. O ato solene contará com a presença de autoridades do Exército e da Câmara Municipal. O prefeito hasteará a bandeira do Brasil, o general de brigada Agnaldo Oliveira Santos, comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve, hasteará a bandeira do Estado de São Paulo e o representante da Câmara a bandeira de Campinas.

A banda da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) vai executar os Hinos Nacional e da Independência. Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Violeta Dória Lins vão cantar os hinos. O espaço receberá uma cenografia especial, alusiva ao bicentenário da Independência.

Haverá ainda uma exposição de viaturas blindadas e armamentos da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada. A mostra é interativa e aberta ao público.

Para o dia 7 de setembro, quarta-feira, Campinas terá um desfile cívico-militar com a participação de 48 entidades e escolas e 5.200 integrantes. São esperadas 20 mil pessoas para assistir ao desfile, que ficou suspenso nos últimos dois anos, por causa da pandemia de covid-19.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por