Campinas possui, atualmente, cerca de 27 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclofaixas de lazer
Com uma nova configuração, o espaço para os ciclistas funcionará das 7h às 12h (Divulgação/Emdec)
A Ciclofaixa do Ouro Verde foi revitalizada e volta a funcionar neste feriado do Dia do Trabalhador, 1º de Maio. Com uma nova configuração, o espaço para os ciclistas funcionará das 7h às 12h, na Avenida Coacyara, no Parque Universitário, da Rua Bambui até o Bosque Augusto Ruschi, conhecido como Bosquinho do DIC I. São 2,2 quilômetros de vias arborizadas que proporcionam um ambiente saudável e propício para a prática do passeio de bicicleta. “O objetivo desta Administração do prefeito Jonas é proporcionar qualidade de vida e ampliar os espaços de lazer para as famílias de Campinas”, afirma o secretário de Transportes e presidente e Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Sérgio Benassi.
Agentes da Emdec passaram este começo de semana em trabalho intenso para revitalização das faixas e sinalizações. Também reforçaram a pintura das faixas de pedestres e sinalizações horizontais de todo o entorno. A Ciclofaixa consiste em duas faixas de rolamento na parte interna da via, margeando o canteiro central, que serão segregadas durante o período para uso dos ciclistas.
No domingo (5), a Ciclofaixa do Ouro Verde funcionará também. Cinco agentes de trânsito, cones e cavaletes farão a proteção dos ciclistas e a manutenção do trânsito. O diretor de Operações da Emdec, Edison Cunha, comemora a retomada da ciclofaixa. “Estamos felizes porque é mais um espaço de lazer para a população usufruir com segurança”, afirma.
Taquaral/Norte Sul
A ciclofaixa de lazer do Taquaral / Norte-Sul também estará aberta ao público durante o feriado de 1º de Maio, Dia do Trabalho. O espaço funciona nesta quarta-feira, no período das 7h até as 12h.
O percurso abrange o entorno da Lagoa do Taquaral, o Kartódromo, a Praça Arautos da Paz e a Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul) até o Viaduto São Paulo (Laurão), totalizando 9,1 km.
Campinas possui, atualmente, cerca de 27 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclofaixas de lazer:
- Ciclofaixa de Lazer Taquaral/Norte Sul: 9,1 km (atualmente operante entre Lagoa do Taquaral e viaduto "Laurão", incluindo Kartódromo, Praça Arautos da Paz e Avenida Norte-Sul);
- Lagoa do Taquaral - Ciclofaixa com 5 km de extensão (a ciclofaixa da Lagoa do Taquaral integra a Ciclofaixa de Lazer do Centro, mas pode ser usada durante todos os dias da semana); (Permanente)
- Arautos da Paz - Ciclovia com 1,2 km de extensão (também integra a Ciclofaixa de Lazer do Centro); (Permanente)
- Ciclovia do Kartódromo - 1,3 km (funcionamento somente aos domingos e feriados, dentro do Kartódromo, das 7h às 12h); (Permanente)
- Ciclofaixa de Lazer do Ouro Verde – 2,2 km (atualmente operante no trecho da Avenida Coacyara entre o Bosque Augusto Ruschi e rua Bambui);
- Barão Geraldo - 1,2 km de ciclovia e 2,7 km de ciclofaixa; (Permanentes)
- Amarais - Ciclofaixa com 2,7 km de extensão (bidirecional); (Permanente)
- Parque Linear Dom Pedro - Ciclovia com 1,7 km de extensão (bidirecional). (Permanente)