DESASTRE

Choque mata cinco vacas em pasto

Descarga elétrica foi provocada por fiação de energia de um poste de madeira que caiu após o temporal da tarde de segunda-feira

Alenita Ramirez
30/12/2020 às 09:59.
Atualizado em 22/03/2022 às 14:14
Os animais pastavam quando uma delas encostou o focinho no fio e recebeu a descarga elétrica (Wagner Souza/AAN)

Os animais pastavam quando uma delas encostou o focinho no fio e recebeu a descarga elétrica (Wagner Souza/AAN)

Ao menos cinco vacas morreram eletrocutadas nesta terça-feira (29), após a queda de um poste de madeira com fio de alta-tensão, no Jardim Vista Alegre, no distrito do Ouro Verde, em Campinas. Os animais pastavam quando uma delas encostou o focinho no fio e recebeu a descarga elétrica. Na sequência, outra vaca se aproximou da que estava morta e também foi eletrocutada. A morte foi por vez, em uma espécie de efeito dominó, com espaço de tempo entre uma e outra. A primeira morte teria acontecido antes das 11h30.

As vacas são de um morador do bairro, que costuma deixá-las pastando em uma área extensa que antes era ocupada por uma cerâmica. Segundo moradores, a empresa era alimentada com uma rede de fios de alta-tensão. Os postes eram de madeiras, mas aos poucos foram substituídos. Entretanto um dos postes de madeira não foi retirado e seguiu no local sustentado a rede.

Com as chuvas dos últimos dias, segundo moradores, na madrugada desta terça-feira, o poste cedeu e tombou, derrubando a rede. “Olha, é Deus. Eu costumo ir trabalhar cedo, mas ontem (terça-feira), antes de seguir para o trabalho, decidi descer no pasto, pois as crianças costumam brincar por lá. Muita gente transita naquele local. De longe vi três vacas deitadas e o fio caído. Não me aproximei porque logo vi que elas tinham sido eletrocutadas. Fiquei preocupado, fui em casa avisei para chamarem a CPFL e voltei para o local, para não deixar ninguém se aproximar”, contou o eletricista de manutenção, Anderson da Costa Martins.

Segundo Martins, um vizinho chegou a ver os animais deitados, à distância, mas acreditou que eles estavam dormindo. Ainda conforme o eletricista, o dono havia tirado leite pela manhã e soltado os animais no local.

Por volta das 13h40 da tarde, outras duas vacas que pastavam se aproximaram dos animais mortos e também foram eletrocutadas. “Deu dó. Eu estava lá e vi as outras duas morrerem. Não tinha o que fazer. Não consegui impedir. Uma chegou e foi cheirar uma das vacas e ela logo caiu. Na sequência, a outra se aproximou e também morreu”, contou Martins.

Uma das vacas estava prenha, prestes a dar cria. O fio só foi desligado por volta das 17h. A morte dos animais entristeceu os vizinhos. “Ainda bem que não houve uma tragédia, pois poderia ter sido as crianças. Meu filho costuma ir brincar no local”, disse Martins que ficou o tempo todo no local, aguardando a chegada dos técnicos, para desligarem a fiação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por