The Palms Hotel mais Moises Lucarelli e Vitoria Hotel mais Brinco de Ouro foram escolhidos
Os estádios Brinco de Ouro da Princesa (em baixo) e Moisés Lucarelli (em cima) (Cedoc/ RAC)
Dois hotéis e dois centros de treinamento de Campinas estão aptos para receber equipes de futebol estrangeiras durante a Copa do Mundo, que será realizada no Brasil no ano que vem. Estes quatro locais foram aprovados em uma escolha que é feita pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) que indica aos times onde alojar-se.
Os quatro aprovados são: The Palms Hotel mais o Estádio Moises Lucarelli (que foram um equipamento) e o Vitoria Hotel mais o Estádio Brinco de Ouro da Princesa (que formam outro).
Estes dois equipamentos figuram agora no catálogo oficial da Fifa, que é a listagem onde os times escolhem os locais disponíveis para hospedarem-se.
A primeira edição foi lançada em agosto de 2012, disponibilizando 54 equipamentos em todo o País. Agora, saiu a segunda edição, com 16 novos equipamentos, dos quais seis estão no Estado de São Paulo: Atibaia, Itatiba/Bragança Paulista, Guarulhos, Piracicaba e os dois de Campinas.
Com, isso, o total é de 70 equipamentos, seis a mais do que é exigido pela Fifa.
Em maio haverá mais uma etapa de inscrições, e a versão final do catálogo será divulgada em novembro.
Para escolher os equipamentos, primeiro as seleções têm que ser classificadas para o Mundial, o que se dá nos jogos eliminatórios. Após a aprovação, a equipe escolhe o equipamento em que deseja ficar. Caso haja mais do que uma equipe interessada em um mesmo equipamento, o desempate é feito pela ordem do pedido.
Infraestrutura
O governo do Estado de São Paulo lançou em 2012 uma linha de financiamento com as taxas de juros mais baixas do mercado (2% ao ano, corrigidas pelo IPC/FIPE) para ajudar a melhorar a infraestrutura dos equipamentos paulistas que desejam sediar seleções, participando das seleções do catálogo.
Em dezembro do ano passado o primeiro financiamento foi aprovado: R$ 6 milhões para a construção de um hotel em Piracicaba Piracicaba.
Os prazos são de até 120 meses para quitação e até 24 de carência. O crédito pode ser usado na construção ou reforma de arenas, centros de treinamento e hotéis (setor privado).
“O catálogo reflete a qualidade da infraestrutura paulista e do trabalho que temos realizado em parceria com os municípios”, afirma o coordenador do Comitê Paulista, secretário Julio Semeghini.
Veja os novos equipamentos paulistas aprovados:
Atibaia
Bourbon Atibaia
Bragança Paulista/Itatiba
Hotel Villa D´Angelo e Colégio AZ Bilingue
Campinas
The Palms Hotel e Estádio Moises Lucarelli
Vitoria Hotel e Estádio Brinco de Ouro da Princesa
Guarulhos
Hotel Caesar Park and Business e CT Joaquim Grava (Corinthians)
Piracicaba
Arco Hotel Premium e Estádio Municipal Barão da Serra Negra