três meses de coleta

Censo 2022: Campinas contará com 1.305 recenseadores

Profissionais estão devidamente identificados com uniformes e crachás

Da redação com Agência Brasil
02/08/2022 às 14:21.
Atualizado em 02/08/2022 às 14:21
Início do trabalho dos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em Campinas (Kamá Ribeiro)

Início do trabalho dos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em Campinas (Kamá Ribeiro)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou na segunda-feria (1º), oficialmente, o Censo 2022, no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, região portuária do Rio de Janeiro. 

Durante a cerimônia, Federico Martinez, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), lembrou que o censo também vai identificar o número de migrantes que vivem no Brasil. “No total, segundo informações oficiais do governo brasileiro residem no país quase 500 mil pessoas refugiadas, solicitantes da condição de refugiadas e apátridas. São pessoas vindas de mais de 121 países”, informou.

Além dos estrangeiros que moram no país, o diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, destaca que, pela primeira vez, o levantamento vai entrevistar quilombolas, além de indígenas. 

Em Campinas

Para a realização do Censo em Campinas serão necessários 1.305 profissionais para a cobertura total do Censo, no tempo estimado. São três meses de coleta: agosto, setembro e outubro. O Censo começou ontem e será realizado em todos os bairros da cidade. Há ainda cerca de 600 vagas de recenseadores para Campinas, que podem ser preenchidas até amanhã. O trabalho deverá ser realizado, prioritariamente, de segunda a sexta, das 07h às 19h. Porém, poderá ocorrer em finais de semana, feriados e ou período noturno, a critério do morador, ou caso esse não seja localizado em outro horário.

No cadastro nacional de endereços para fins estatísticos (CNEFE) Campinas tem 452.866 domicílios

O Censo poderá ser prorrogado, caso não haja a cobertura total no período estipulado de três meses.

É fundamental a participação de toda a população. Recebendo os recenseadores e respondendo ao questionário.

Todos os recenseadores estarão devidamente uniformizados com colete, as vezes boné, e identificado com crachá, que poderá ser confirmado via site, telefone ou mesmo pela leitura do QRCode. Em toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC) serão no total 3.316 profissionais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por