DIA DAS MÃES

Ceasa calcula vender 7 mil toneladas de flores

Depois da rosa, a flor mais procurada é a orquídea, que este ano está com o preço mais barato

Fabiana Marchezi/Especial para AAN
07/05/2013 às 19:25.
Atualizado em 25/04/2022 às 17:19
Aline Yang com a filha Letícia, de 4 meses, no Mercado de Flores da Ceasa: estimativa de aumento das vendas com a data é de 40% (Dominique Torquato/AAN)

Aline Yang com a filha Letícia, de 4 meses, no Mercado de Flores da Ceasa: estimativa de aumento das vendas com a data é de 40% (Dominique Torquato/AAN)

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) espera comercializar 7 mil toneladas de flores ao longo do mês das mães.

Segundo a gerente do mercado de flores, Ana Rita Stenico, o volume de flores colocados à venda neste ano é 30% maior que o ofertado em maio passado e deve movimentar mais de R$ 11 milhões.

Somente nesta semana, a expectativa é de que 2 milhões de botões de rosas sejam vendidos. Em relação às semanas normais, a estimativa de vendas de flores em geral é de um aumento de 40%.

Depois da rosa, a flor mais procurada é a orquídea, que por causa da grande oferta está sendo comercializada a um preço inferior ao de anos anteriores.

“A phalaenopsis está bem mais acessível este ano. O valor gira em torno de R$ 20,00”, disse Ana Rita.

Outras plantas com a venda em alta durante esta semana são as hortênsias, begônias, gérberas, azaleias, lírios e violetas. “Os crisântemos são muito procurados por quem perdeu a mãe. A pessoa compra o vaso para levar ao cemitério”, acrescentou Ana Rita.

A comerciante Leonice Rodrigues viaja 87 quilômetros de Rio Claro a Campinas todo mês de maio para comprar flores na Ceasa e revender cerca de 80 vasos em seu mercado. “Eu levo mais rosas, orquídeas e gérberas. As mais caras são sempre as que saem primeiro. Chegando em Rio Claro, eu decoro os vasos para agregar valor e vendo todos. No ano passado, só ficou um na prateleira”, disse Leonice.

Para o vendedor Ulisses Martins Costa, de uma banca especializada em azaleias, o aumento nas vendas deve ser de até 30% em relação a 2012. “Eu pedi 40 mil vasos e devo vender tudo. Minhas flores chegam diariamente e são produzidas em Paranapanema”, contou.

Serviço

O Mercado de Flores da Ceasa abre para o público em geral às segundas e quintas-feira, das 13h às 16h30; às terças, quartas e sexta-feiras, das 8h às 16h30, e aos sábado, das 8h às 13h.

Para as empresas cadastradas, o espaço vai ampliar o horário de vendas na quinta-feira (9), abrindo das 4h às 13h. Normalmente, o mercado abre às 6h30.

A Ceasa fica na Rodovia D. Pedro I, Km 140,5, em Campinas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3746-1047. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por