cardiopatia

Carteirinha facilita suporte a crianças

"Documento" desenvolvido por ONG agora pode ser solicitado pela internet

Daniel de Camargo
28/03/2018 às 07:59.
Atualizado em 22/04/2022 às 04:49
Aline, no colo da avó Isabel, mostra a Carteirinha do Coração: a cada 100 nascidos no Brasil, um tem a patologia (Divulgação)

Aline, no colo da avó Isabel, mostra a Carteirinha do Coração: a cada 100 nascidos no Brasil, um tem a patologia (Divulgação)

Ambicionando proporcionar um melhor atendimento às crianças cardiopatas, a Coração Curumim, organização não governamental de Campinas, aprimora a Carteirinha do Coração, nome carinhoso dado a Carteirinha do Cardiopata, lançada emblematicamente pela instituição em 12 de outubro de 2017, no Dia das Crianças. Agora, o “documento” pode ser solicitado por meio de um formulário on-line no site da entidade (www.coracaocurumim.com.br). Anteriormente, era possível requerer apenas presencialmente, em atendimento dos voluntários da ONG. O cadastro a ser preenchido exige dados como nome do cardiologista responsável, descrição sobre a cardiopatia do paciente, procedimentos realizados e outras orientações específicas. Por meio dessas informações, a identificação permitirá um auxílio mais adequado aos pacientes em hospitais ou até mesmo em consultas de rotina com outras especialidades. Presidente da Associação de Apoio ao Tratamento de Criança Cardiopata Coração Curumim (AATCC), Priscila Maruoka explica que esta é “uma maneira de ajudar os pais a passarem informações certas, quando precisarem levar a criança ao médico. Como a cardiopatia congênita ainda é uma doença pouco conhecida, inclusive entre os próprios médicos de outras especialidades, o instrumento acaba sendo um benefício, tanto para o paciente, quanto para o profissional da saúde”. Segundo Priscila, a cada 100 nascidos no Brasil, um tem a patologia. Ela enfatiza que a ONG surgiu “não só para alertar e informar a população quanto a alta prevalência dessas doenças, mas também para amparar as famílias que sofrem com o desconhecimento e principalmente para sofisticar o atendimento na região”. O começo A Coração Curumim foi criada no final de 2016 por médicos, pais de crianças cardiopatas e representantes da sociedade. A finalidade é apoiar o tratamento de crianças com algum problema no coração, que necessite de atendimento em Campinas e região. A ONG sobrevive de doações voluntárias dos sócios contribuintes. Esses recursos viabilizam a entrega das carteirinhas sem custo algum as famílias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por