Imagem, segundo comediante, faz referência a filme “Bastardos Inglórios” (Divulgação)
O cartaz de uma peça de standup, que será realizada em março, no Teatro Oficina do Estudante Iguatemi Campinas, causou polêmica na segunda-feira (13) em Campinas. O vereador Nelson Hossri (PSD) acionou a Polícia Militar e registrou Boletim de Ocorrência por conta de uma imagem semelhante à suástica nazista exposta para divulgação em um totem ao lado de outros espetáculos que ocorrerão no local. Nela a suástica aparece desenhada na cor vermelha em uma faca, levando à interpretação de que o vermelho representa sangue. A PM esteve no local e retirou o cartaz. O vereador defende que a peça seja suspensa. "Chamei a PM e fiz um boletim de ocorrência. Os agentes se dirigiram ao Teatro na hora, junto com o delegado. Vamos pedir a suspensão da peça."
Ele reclamou de cartazes de peças, com temática infantil, estarem expostos ao lado da imagem com a suástica. "Qualquer apologia e incentivo à violência, ao crime, é algo que não dá para compactuar. Ainda mais esta, do nazismo, que atinge até a religião das pessoas."
O comediante, Tiago Santineli, que se apresentará no Teatro no mês que vem, conversou com a reportagem e rebateu as alegações do vereador. "A implicância dele é com o nome do show (Antipatriota) e às referências que estão no cartaz. Ele não se importa com o nazismo. Caso se importasse, não seria apoiador do Bolsonaro, que teve ministro fazendo referência a Joseph Goebbels (ministro da Propaganda na Alemanha nazista). O que o incomoda é a referência no cartaz aos patriotas que tentaram dar um golpe."
Ele ainda explicou que o cartaz tem um sentido totalmente oposto à divulgação do nazismo e revelou que se inspirou no filme do diretor Quentin Tarantino, Bastardos Inglórios, cuja trama acompanha um grupo de justiceiros que tem como objetivo caçar nazistas para se vingar das atrocidades cometidas pelo regime totalitário. "Não precisa conhecer o meu trabalho, saber quem eu sou. Basta bater o olho na arte e ter o mínimo de interpretação para compreender o que é. Você vai acusar o filme Bastardos Inglórios - ou A Lista de Schindler - de divulgar o nazismo porque em algum momento do filme aparece a suástica? Não existe isso! São obras para condenar o nazismo!"
Santineli explicou que o show de stand-up "Antipatriota" busca ilustrar os últimos acontecimentos no Brasil, passando pela invasão à Praça dos Três Poderes ocorrida no dia 8 de janeiro, as manifestações bloqueando as estradas e o não reconhecimento do resultado das eleições por parte de apoiadores do ex-presidente Bolsonaro. O espetáculo também aborda polêmicas geradas por esse grupo durante a pandemia de covid-19 ."A arte é óbvia e clara na sua intenção", concluiu o comediante, não sem antes dizer que deve ironizar a situação durante a sua apresentação em Campinas.
Em nota, a assessoria do Teatro Oficina do Estudante Iguatemi Campinas confirmou que a PM solicitou o cartaz, sendo atendida. O Teatro entendeu como um erro de interpretação do vereador a confusão, uma vez que a arte tem a intenção de ser contra o nazismo. A apresentação de Santinelli está mantida. "O Teatro jamais compactuou e é totalmente contra qualquer atitude nazista", finaliza a nota. O vereador Nelson Hossri negou que o incômodo tenha sido causado pelas referências no cartaz a eleitores de Bolsonaro e disse que o incômodo é com a suástica.