Câmara e partidos

Carta Aberta em Prol da Democracia é divulgada

No documento, signatários reforçam a preocupação com a crise institucional instalada no Brasil

Maria Teresa Costa
01/06/2020 às 12:28.
Atualizado em 29/03/2022 às 10:32

Câmara de Campinas e partidos políticos da cidade divulgaram nessa manhã Carta Aberta em Prol da Democracia, de total e irrestrito apoio a todas as instituições da República, em todos os graus da federação. No documento, os signatários informam que permanecerão atentos e vigilantes. “Não admitiremos a ruptura da ordem institucional vigente fora do ambiente e da liturgia democrática”, afirmam. O documento traz a assinatura de 22 vereadores e 13 partidos até o momento. A Associação Campineira de Imprensa também é signatária do documento. Na Câmara ainda não assinaram os vereadores Zé Carlos (PSB), Tenente Santini (PP), Jorge Schneider (PL), Luiz Cirilo (PSDB), Fernando Mendes (Repub), Mariana Conti (PSOL), Nelson Hossri (PSD), Paulo Galterio (PL), Vinicius Gratti (PP) e Filipe Marchesi (PSB). Já em relação aos partidos, ainda não assinaram PSDB, PSOL, PSC, PSTU e PCO. Na carta, afirmam que “o atual e delicado cenário mundial da pandemia está sendo agravado por odiosos atos e manifestações xenofóbicas e racistas”.A manifestação do Legislativo e partidos políticos de Campinas ocorre na sequência de uma série de documentos publicados no País para defender a democracia nacional que vem sendo atacada, segundo os documentos, por quem deveria ser seu principal defensor, o presidente Bolsonaro. Na carta de Campinas os signatários reforçam a preocupação com a crise institucional instalada no Brasil, com os efeitos das crises nas áreas de saúde, de saneamento e econômica, que atentam contra a vida e a qualidade de vida de todos. Afirmam também que a união da população, das instituições e entidades e a plena manutenção do Estado Democrático de Direito, com seus princípios e pilares, são fatores imprescindíveis para o exitoso enfrentamento dos desafios que se apresentam. O documento conclui com uma fase de Einstein: “O meu ideal político é a democracia, para que todo o homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado”.

Assuntos Relacionados
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no