JOÁ PENTEADO

Carnaval em Campinas terá segurança reforçada

Prefeitura calcula que 60 mil pessoas passem pela avenida do samba, na Vila Industrial

Felipe Tonon
10/02/2013 às 07:30.
Atualizado em 26/04/2022 às 05:07
Passistas fazem a festa no Carnaval de rua de Campinas (Cedoc/RAC)

Passistas fazem a festa no Carnaval de rua de Campinas (Cedoc/RAC)

A Avenida do Samba de Campinas — que este ano volta a concentrar o Carnaval da cidade —, na Avenida Ruy de Almeida Barbosa, na saída do Túnel Joá Penteado, na Vila Industrial, será inaugurada nesta segunda-feira (11) com os desfiles das escolas de samba, a partir das 19h30.

Mas, para conseguir promover uma grande festa, que deve atrair 60 mil pessoas, a Prefeitura priorizou a segurança no recinto. Os últimos detalhes da montagem da estrutura da festa deverão ser acertados neste domingo (10).

As obras tiveram início na última terça-feira (5). De acordo com o diretor de Cultura, Gabriel Rapassi, equipes do Corpo de Bombeiros acompanharam todos os processos da montagem e na segunda deverá realizar a última vistoria geral.

O projeto técnico que determina placas de sinalização e localização de extintores já foi aprovado e está em fase de adequação. “Esse acompanhamento foi importante para que na segunda (11), na última vistoria, não haja surpresas ou adequações a serem feitas de última hora”, disse Rapassi.

A Prefeitura destacou uma área de 350 metros, entre a concentração e a dispersão, para a passagem das 11 escolas de samba e 3 mil integrantes previstos. O público poderá acompanhar os desfiles em quatro módulos de arquibancadas com 30 metros e nove degraus cada.

Os itens de segurança das arquibancadas foram reforçados, com fechamento traseiro acima de 1m80, corrimãos laterais e também centrais, além do fechamento dos vãos entre os degraus. A expectativa é de receber 60 mil pessoas nos dois dias de festa. Anteontem, os secretários de Cultura, Ney Carrasco, e o de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Sérgio Benassi, realizaram uma vistoria técnica na

avenida.

O espaço ainda contará com praça de alimentação e equipes da Saúde, Defesa Civil e Emdec. Três câmeras da Central Integrada de Monitoramento (Cimcamp) foram instaladas. Além da presença de equipes da Polícia Militar (PM) e Guarda Municipal (GM), a Prefeitura contratou 200 seguranças. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por