na reta final

Candidatos não respeitam regras sanitárias

No último dia de campanha, postulantes aos cargos de prefeito e vereador não respeitaram, por inúmeros momentos, as medidas de prevenção a propagação do novo coronavírus

Daniel de Camargo
15/11/2020 às 08:48.
Atualizado em 27/03/2022 às 16:07
Candidatos estiveram ontem no Centro de Campinas para tentar convencer os eleitores indecisos, principalmente na 13 de Maio; houve aglomeração e desrespeito às regras sanitárias (Matheus Pereira/AAN)

Candidatos estiveram ontem no Centro de Campinas para tentar convencer os eleitores indecisos, principalmente na 13 de Maio; houve aglomeração e desrespeito às regras sanitárias (Matheus Pereira/AAN)

O último dia de campanha dos candidatos antes do primeiro turno das eleições municipais em Campinas, foi marcado por grande movimentação no Centro, como há tempos não acontecia - desde o início da pandemia. Multidões se formaram da mistura de pessoas que participavam das campanhas eleitorais, com outras que deixaram suas casas para trabalhar, passear ou aproveitar algumas ofertas já disponíveis da Black Friday.  Postulantes aos cargos de prefeito e vereador, apoiadores e a população em geral não respeitaram, por inúmeros momentos, as medidas de prevenção a propagação do novo coronavírus, como o distanciamento social e uso de máscara. Eles se cumprimentavam com apertos de mão, beijos e abraços. A Rua 13 de Maio, coração do comércio campineiro, permaneceu lotada praticamente toda a manhã e início da tarde. O cenário apresentava cabos eleitorais tentando persuadir os eleitores com diferentes estratégias. Alguns entregavam a tradicional “cola” para a hora de votar. Outros, acompanhavam os cidadãos em sua caminhada expondo as propostas de seus candidatos ou defendo a filosofia de suas legendas. Havia ainda quem fizesse batuque ou estivesse fantasiado como os personagens da Disney, Michey e Minnie, chamando a atenção das crianças. Rita de Cássia de Freitas, assistente social de 50 anos, que reside na região central, criticou as aglomerações, quando passava por volta das 11h, pela Praça José Bonifácio, que abriga a Catedral Metropolitana de Campinas. No momento, um grande grupo de pessoas aguardava a chegada de Dário Saadi (Republicanos), candidato da situação à Prefeitura, e outro tirava fotos ou fazia vídeos – no caso, dos candidatos a vereador – com Pedro Tourinho (PT), que também disputa o cargo de prefeito. Ela aproveitou a oportunidade para dizer que, quem suceder a Jonas Donizette (PSB), terá que melhorar – e muito – a saúde. Em sua opinião, esse serviço público encontrasse desleixado em Campinas. Mais cedo, no Largo do Rosário, por volta das 9h30, Rafa Zimbaldi (PL) atendeu populares e também gravou vídeos pedindo votos para vereadores que estão alinhado com ele. Entre outros candidatos que marcaram presença na região central, Rogério Menezes (PV) passou pela Avenida Francisco Glicério, por volta das 11h40, em um trio elétrico. A seu favor, discursava o vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por