O cargo foi disputado por Paulo Bufalo (PSOL), que não é da bancada governista do prefeito
Vitória do democrata foi costurada antes do pleito (Cedoc)
O vereador Campos Filho (DEM) é o novo presidente da Câmara Municipal de Campinas. Foi eleito para o biênio 2013/14 com 28 votos no início da tarde desta terça-feira (1°) em uma eleição disputada com Paulo Bufalo (PSOL), que teve apenas o voto próprio. A bancada do PT permaneceu neutra.
A votação foi aberta e nominal, e elegeu, também, o 1º vice-presidente Artur Orsi (PSDB) e o 2º, Thiago Ferrari (PTB), além de quatro secretários: o 1º, Luiz Lauro Filho (PSB), o 2°, Ângelo Barrreto (PT), o 3º, Neusa do São João (PSD), e o 4º, Roberto Alves (PRB). O corregedor será o vereador Cidão Santos (PPS) e Luiz Carlos Rossini (PV) o corregedor substituto.
A vitória de Filho já era esperada, porque foi costurada antes da eleição. Na segunda (31), Rafa Zimbaldi (PP), que seria um forte concorrente, desistiu de disputar em nome da “unidade” política na Casa. Não quis opor-se à chapa composta por Filho, que tem Artur Orsi (PSDB) como vice.
Já Bufalo (PSOL) é vereador de oposição e não conta com apoio na Câmara. Entretanto, mesmo sabendo que não venceria, seguiu na disputa por considerar que a eleição de uma chapa da base governista não é positiva por criar uma relação de reciprocidade entre os poderes Legislativo e Executivo.
Em seu primeiro discurso, Campos, por sua vez, disse: “Não abrimos mão da independência. A Câmara vai fiscalizar com determinação e coragem. Em momento nenhum será submissa”.
Troca
Durante a sessão, houve ainda o desligamento do vereador Jaírson Canário (PT), reeleito em outubro, porque o petista assumirá a Secretaria de Trabalho e Rendada Prefeitura. Será substituído por Carlos Camelô – o primeiro suplente do partido.
Currículo de Campos
Jornalista e ex-locutor de rádio e TV, Aparecido Campos Filho, de 59 anos, foi reeleito para o quarto mandato. Nascido em Rio Claro, mudou-se para Campinas em 1980. Entre os veículos em que trabalhou, encontram-se EPTV e TV Século 21.
Em 1991, tornou-se coordenador do Grupo de Oração Caminhando com Jesus, na Paróquia Santa Teresa de Ávila. Católico, evangelizou na Associação do Senhor Jesus e atualmente o faz na Associação Maria Porta do Céu, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Desatadora dos Nós.