TRANSPORTE AÉREO

Campo dos Amarais tem aval para ser privatizado

O anúncio foi feito pelo superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo

Luciana Félix
25/07/2013 às 05:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 07:42
Vencedor de processo deverá providenciar melhorias no aeroporto ( Cedoc/RAC)

Vencedor de processo deverá providenciar melhorias no aeroporto ( Cedoc/RAC)

O Programa Estadual de Desestatização (PED) do governo de São Paulo autorizou ontem a privatização do Aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas. O anúncio foi feito pelo superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), Ricardo Volpi, em entrevista exclusiva ao Correio. O aeroporto faz parte de uma lista de cinco terminais (Amarais, Jundiaí, Bragança Paulista, Ubatuba e Itanhaém) que serão concedidos à iniciativa privada em um único processo. A concessão será de 30 anos, por meio de licitação. O processo deve ocorrer até o agosto.O Estado já possui uma minuta do edital, e marcará nos próximos dias uma consulta pública para o lançamento da concorrência. Após a consulta, o edital será publicado para estabelecer o prazo para apresentação das propostas de empresas ou consórcios interessados. Ganha a empresa que oferecer a melhor proposta.A ideia do governo é que todo o trâmite ocorra ao longo deste ano e que 2014 já comece com os aeroportos privatizados. A iniciativa é pioneira no País e os valores não foram divulgados. “Ainda estão sendo fechados. Mas não é para comparar com os aeroportos maiores que foram privatizados recentemente, é muito diferente”, disse Volpi. Ele afirmou que já existem empresas nacionais e internacionais interessadas na concessão e que consórcios serão montados entre elas. “Esse lote de aeroportos tem muita vocação para viação executiva de grande porte.”  ObrigaçõesO vencedor da licitação terá como obrigação fazer novos investimentos nos aeroportos. Por outro lado, ficará com toda a receita dos terminais. Entre as reformas previstas no edital, estão a ampliação dos terminais de passageiros, a criação e melhora de acessos ao aeroporto e a compra de equipamentos e instrumentos para a torre.“O governo já investiu bastante nos últimos anos nesses terminais. Acabamos de entregar uma nova pista no Campo dos Amarais. Mas a viação é dinâmica, e a todo momento surgem novas mudanças que têm que ser feitas. Com a administração no setor privado essas melhorias serão mais rápidas.” O Daesp administra 27 aeroportos no Estado, que entre 2010 e 2011 apresentaram aumento de 40% no volume de passageiros. A intenção da concessão foi anunciada pelo governo no mês passado. O especialista em transporte aéreo e ex-superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Mozart Mascarenhas, afirmou que a concessão foi a melhor escolha feita pelo Estado. “A demanda do transporte aéreo está crescendo muito no País e a infraestrutura não acompanha. O Estado não tem recurso e nem agilidade, a solução é deixar que as empresas façam isso.” O especialista disse que a concessão dos cinco aeroportos servirá como modelo. “A concessionária vai fazer de tudo para incentivar o uso desses aeroportos, o que vai fazer Amarais crescer mais ainda. Junto com o terminal de Jundiaí, vão absorver a demanda do Campo de Marte e de Congonhas, em São Paulo, que já estão saturados.”

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