MAIS UMA VEZ

Campinas volta a registrar atos de vandalismo durante fim de semana

Dois adolescentes foram flagrados pichando uma bica d’água no Bosque dos Jequitibás e mudas plantadas no bairro Taquaral foram novamente retiradas

Da Redação
19/09/2023 às 08:33.
Atualizado em 19/09/2023 às 08:33
Rua Soldado Percílio Neto, no bairro Taquaral, tem sido um dos principais locais que sofrem com as ações irresponsáveis; depois de ter 40 mudas arrancadas ou cortadas, mais um ataque foi registrado no fim de semana (Kamá Ribeiro)

Rua Soldado Percílio Neto, no bairro Taquaral, tem sido um dos principais locais que sofrem com as ações irresponsáveis; depois de ter 40 mudas arrancadas ou cortadas, mais um ataque foi registrado no fim de semana (Kamá Ribeiro)

Campinas voltou a registrar novos atos de vandalismo no final de semana. Desta vez, uma das ações aconteceu na bica d'água, localizada no interior do Bosque dos Jequitibás. O local foi pichado na tarde de sábado por dois adolescentes que foram flagrados por vigilantes do local. Eles foram levados para o 1º Distrito Policial e a Prefeitura de Campinas lavrou duas multas por dano ao patrimônio.

Mais tarde, na madrugada de domingo, um homem destruiu mais mudas de árvores na Rua Soldado Percílio Neto, no Taquaral, local que já havia registrado um ataque semelhante no último dia 11. Em um vídeo que está circulando nas redes sociais, o homem passa vandalizando as mudas. A Prefeitura confirmou que foram danificadas 12 espécies de Cassia speciosa. Na primeira ocorrência, no dia 11, 40 mudas foram arrancadas ou cortadas.

Na segunda-feira (18), a Administração anunciou que conseguiu identificar uma mulher, cujo nome não foi revelado, que teria mandado arrancar três mudas que ficavam em frente de sua casa também na Percílio Neto. O caso não tem relação com a retirada de 12 mudas registradas no mesmo local na madrugada de sábado para domingo.

A Prefeitura informou que já levou o caso para a Polícia, mas não divulgou o nome da autora do ato. De acordo com as informações oficiais, servidores da Secretaria de Serviços Públicos foram até o local para fazer o replantio das mudas vandalizadas na semana passada quando perceberam que, em frente a uma casa, três estavam sem a estaca de bambu novamente – o bambu serve para escorar a planta enquanto ela cresce. Um jardineiro que estava no local foi questionado pela Guarda Municipal e revelou que foi pago para retirar as estacas, por ordem da moradora da casa. Ele também não teve o nome divulgado. Já a mulher foi abordada pela GM, mas se recusou a ir até a delegacia. O caso está no 1º Distrito Policial, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência para apurar eventual crime de dano ao patrimônio público.

No caso do Bosque, de acordo com nota divulgada pela Prefeitura, dois adolescentes foram flagrados vandalizando a bica d´água. A vigilância do local acionou a Guarda Municipal, que conduziu os jovens de 16 anos ao 1º Distrito Policial. Eles foram acompanhados pelos responsáveis. Também foram apreendidos três cartuchos de tintas usados na pichação. Após os depoimentos, os jovens foram liberados pela autoridade policial e terão que comparecer à Vara da Infância e Juventude. Também foram lavradas duas multas por dano ao patrimônio, no valor de 800 UFICs (R$ 3.580,00) cada uma.

ANDALISMO CRESCENTE

Desde o final do mês passado a cidade vem somando prejuízos com o vandalismo contra o patrimônio público, que vai de monumentos históricos espalhados pelo Centro a estações de ônibus, sem poupar banheiros da Lagoa do Taquaral e mudas de árvores nativas plantadas em vias públicas. Isso levou à Prefeitura a anunciar um mapeamento dos bens e monumentos vandalizados na cidade.

Na semana passada, a inteligência da Guarda Municipal de Campinas finalizou o relatório que aponta suspeitos das pichações dos banheiros da área esportiva do local. O documento foi encaminhado ao delegado responsável pelo 4º Distrito Policial de Campinas, com um pedido de abertura de inquérito investigação pela Polícia Civil. Considerando apenas as ações de vandalismo em banheiros da Lagoa do Taquaral foi estimado um prejuízo de R$ 60 mil.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por