INFRAÇÕES DE TRÂNSITO

Campinas terá dois radares com alto poder de zoom e movimento

Tecnologia foi incluída no novo edital que contratará o total de 144 equipamentos

Thiago Rovêdo
08/04/2022 às 09:11.
Atualizado em 08/04/2022 às 09:11
Um dos super-radares — cuja contratação está prevista no novo edital lançado ontem pela Emdec — será instalado na esquina das Avenidas Aquidaban e Francisco Glicério, no Centro de Campinas (Diogo Zacarias)

Um dos super-radares — cuja contratação está prevista no novo edital lançado ontem pela Emdec — será instalado na esquina das Avenidas Aquidaban e Francisco Glicério, no Centro de Campinas (Diogo Zacarias)

Uma nova tecnologia será implementada para fiscalização e aplicação de multas de trânsito em Campinas. Duas câmeras de segurança intituladas speed dome foram incluídas no novo edital publicado ontem no Diário Oficial do Município, que tem por objetivo a contratação da empresa que vai gerir a fiscalização eletrônica da cidade. As novas câmeras têm capacidade de monitoramento de grandes distâncias e podem ser movimentadas em todas as direções, o que possibilitará captar imagens de infrações de trânsito em alta qualidade. Os dois locais que receberão as câmeras com alto poder de cobertura e zoom são: a esquina da Rua Irmã Serafina com Avenida Moraes Sales e o cruzamento das Avenidas Aquidaban e Francisco Glicério. 

O novo edital foi lançado ontem pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), após a polêmica causada no final de março com o anúncio da instalação de 58 novos radares e a decisão do prefeito Dário Saadi (Republicanos) de cancelar esse edital. Dessa vez, o novo edital prevê 18 radares a mais, o que aumentará de 126 para 144 o número de equipamentos de fiscalização na cidade. 

No primeiro edital divulgado no mês passado, a Emdec aumentava o número de radares de 126 para 184 — crescimento de 46%. Após a publicação da notícia pela imprensa e inúmeras críticas da população, o prefeito Dário Saadi anunciou a suspensão do edital, alegando que não havia sido consultado sobre o assunto pela Emdec. "Dezoito novos radares serão instalados em locais onde ocorreram 51 mortes por acidentes de trânsito entre 2018 e 2021. Os locais onde esses equipamentos serão implantados ficam nas Avenidas John Boyd Dunlop, Ruy Rodriguez, Camucim e Amoreiras", informou Dário, na ocasião. 

No edital cancelado, os radares seriam distribuídos por toda a cidade em: 73 pontos de medidores de velocidade, outros 76 radares de avanço de semáforo, faixas de pedestres e velocidade, e 35 pontos em faixas exclusivas de ônibus e detecção de excesso de velocidade. No contrato em vigor, não há radares em faixas exclusivas; as multas são aplicadas por agentes da Emdec. 

O cruzamento das Avenidas Moraes Sales e Irmã Serafina também passará a ter a fiscalização eletrônica da nova tecnologia speed dome (Diogo Zacarias)

O cruzamento das Avenidas Moraes Sales e Irmã Serafina também passará a ter a fiscalização eletrônica da nova tecnologia speed dome (Diogo Zacarias)

Novidades 

O novo edital traz duas novidades em relação ao edital cancelado. A primeira é que não serão mais instalados radares para multar veículos transitando em faixas exclusivas de ônibus. Com isso, Campinas passará a ter 144 radares — incluindo os 18 novos: 68 pontos de medidores fixos de velocidade e outros 76 equipamentos que controlarão o avanço de semáforo vermelho, parada sobre faixa de pedestres e excesso de velocidade. 

A outra novidade é a contratação de duas câmeras de seguranças intituladas speed dome. Trata-se de um dispositivo de segurança para monitoramento de grandes distâncias. A câmera speed dome capta e processa imagens de alta qualidade em locais que necessitem de clareza de detalhes. 

Com essa tecnologia, é possível direcionar a câmera para onde precisar, já que ela permite movimentos horizontais e verticais. O grande diferencial é sua área de cobertura e o zoom, capaz de aumentar imagens e identificar detalhes. 

A speed dome é instalada em locais altos e livres de pontos que possam obstruir a captura de imagens. Pelo novo edital, as duas aquisições previstas serão instaladas: na esquina da Rua Irmã Serafina com a Avenida Moraes Sales e outra no cruzamento das Avenidas Aquidaban e Francisco Glicério. "Durante a execução do contrato, a Emdec poderá alterar os locais onde os equipamentos deverão operar. A estimativa é de aproximadamente uma alteração por lote em cada ano. Os custos de realocação devem ser previstos na proposta comercial", diz o edital. 

A Emdec foi procurada pela reportagem para explicar qual será a utilidade desses dois novos equipamentos e se serão compartilhados com outras Secretarias, por exemplo, mas até a publicação da reportagem não houve retorno. A fiscalização por radares existe desde 1995, visando flagrar motoristas que cometem infrações de trânsito e autua-los. 

A fiscalização é realizada em tempo real, por agentes da mobilidade urbana alocados na Divisão de Controle Operacional da Emdec. 

As câmeras são de uso compartilhado com a Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp). 

O prazo para empresas interessadas apresentarem as propostas começa no dia 25 de abril e a abertura dos envelopes está marcada para o dia 4 de maio, às 9h30. A empresa selecionada terá quatro meses para instalar todos os equipamentos a partir do momento que receber a ordem de serviço da Emdec. A previsão é que tudo esteja instalado até o final do segundo semestre deste ano. 

O contrato será de 30 meses e os valores não são divulgados. "Conforme previsto no artigo 34 da Lei 13.303/2016, nas licitações realizadas pelas empresas estatais, inclusive na modalidade pregão, o valor estimado do contrato é sigiloso. Assim, o orçamento que serviu de base para a licitação não é, inicialmente, revelado aos licitantes no edital", explicou a Emdec, por nota. 

Os agentes de mobilidade urbana da Emdec e os radares de fiscalização registraram, durante o ano de 2021 e no segundo semestre de 2020, mais de 103 multas de trânsito por hora na cidade. Foram aplicadas, nesses 18 meses, 1.362.055 penalidades no município. Em média, isso equivale a quase duas multas (1,74) por motorista, uma vez que Campinas tem 785.148 condutores habilitados, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).

Um dos super-radares — cuja contratação está prevista no novo edital lançado ontem pela Emdec — será instalado na esquina das Avenidas Aquidaban e Francisco Glicério, no Centro de Campinas O cruzamento das Avenidas Moraes Sales e Irmã Serafina também passará a ter a fiscalização eletrônica da nova tecnologia speed dome 58 Estavam previstos no edital da Emdec que foi cancelado pelo prefeito Dário Saadi Tecnologia foi incluída no novo edital que contratará o total de 144 equipamentos Fotos:Diogo Zacarias novos aparelhos Número de radares na cidade aumentará de 126 para 144 Nesta semana, a Câmara de Campinas deu o primeiro passo para garantir maior transparência sobre o funcionamento dos inúmeros radares instalados na cidade — um dos pontos mais polêmicos na Administração Municipal. Os vereadores aprovaram em primeira discussão — quanto à legalidade — o projeto de lei, de autoria do vereador Luiz Cirilo (PSDB), que determina mais publicidade e acesso às informações a respeito das especificações dos aparelhos. 

No projeto, o vereador obriga a Emdec a divulgar em seu site as informações referentes à quantidade de radares existentes nas vias da cidade; a identificação de cada aparelho, indicando se é fixo, portátil ou móvel; a marca, o modelo e o número de série do aparelho; a portaria que aprovou o modelo do aparelho; a certificação do Inmetro que autoriza sua operação na fiscalização de trânsito; a escala de fiscalização do trânsito, com os locais, os horários e a identificação dos aparelhos, a fim de que os cidadãos saibam qual aparelho faz a fiscalização e tenham ciência do tempo e do lugar da fiscalização; eventuais autuações dos radares lavradas pelo Inmetro ou por entidade delegada por este. 

A Emdec informou que o site já contém informações sobre a fiscalização eletrônica no município, a relação de radares nas vias, o tipo de cada equipamento e sua finalidade, a legislação pertinente, entre outras. Além disso, segundo a empresa, Campinas cumpre tudo o que preconiza a Resolução Nº 798, de setembro de 2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Contudo, vai esperar pela tramitação do projeto de lei para promover possíveis ajustes à nova legislação. A segunda votação do projeto de lei, que discutirá o mérito, deve ocorrer na próxima semana, mas a pauta das sessões ainda não foi divulgada pelo Legislativo. Caso seja aprovada pela Câmara Municipal, a matéria ainda precisa ser sancionada pelo prefeito Dário Saadi antes de entrar em vigor.

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