OPORTUNIDADES

Campinas terá 19 feirões de emprego durante este ano

A primeira edição está agendada para o próximo 6 de fevereiro, a partir das 9h, no saguão do Paço Municipal

Da Redação
23/01/2024 às 09:39.
Atualizado em 23/01/2024 às 09:40
Feirão realizado em dezembro passado no saguão do Paço Municipal de Campinas: iniciativa oferece oportunidades em várias profissões (Alessandro Torres)

Feirão realizado em dezembro passado no saguão do Paço Municipal de Campinas: iniciativa oferece oportunidades em várias profissões (Alessandro Torres)

A Prefeitura de Campinas divulgou o calendário dos Feirões de Emprego e Oportunidades para 2024. No total serão 19 realizados eventos ao longo do ano, começando em fevereiro. O primeiro será no Paço Municipal no próximo dia 6, a partir das 9h. Os demais locais ainda não foram definidos. Também em fevereiro, outra ação está marcada para o dia 24. No dia 6 de março, o Paço recebe novamente o feirão. O endereço é Avenida Anchieta, 200, Centro.

A iniciativa é uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Trabalho e Renda e de Desenvolvimento Econômico Tecnologia e Inovação. O objetivo, de acordo com a Prefeitura, é proporcionar vagas de emprego em diversas áreas, cursos de qualificação, serviços de saúde, orientação jurídica, assistência e crédito para empreendedores. O último evento foi em dezembro do ano passado.

O Feirão vai unir as ações dos programas VemSer e Recomeça. O primeiro tem o intuito de ampliar o acesso da população às ações de empregabilidade e aos serviços do Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas (CPAT), além de promover atenção integral aos trabalhadores com serviços diversificados. Já o Recomeça concede empréstimos a juros mais baixos aos microempreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte com o propósito de fortalecer a economia.

O evento contará com apoio da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), por intermédio do Espaço MEI, que unifica as soluções que microempreendedores individuais precisam em um único lugar. Também apoiam o Feirão o Sebrae, que oferecerá cursos de qualificação para empreendedores; e cooperativas de crédito, que atenderão empreendedores e empresários que quiserem tirar dúvidas ou captar crédito para impulsionar seus negócios. A Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) dará apoio institucional.

Para o secretário de Trabalho e Renda, Artur Orsi, a iniciativa tem potencial transformador para a cidade. "Vamos reunir empresas e pessoas para preencher vagas e estimular a economia. É uma ação que tem tudo para dar certo", considerou o secretário.

A união de esforços em prol da iniciativa também foi destacada pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi. "Unimos duas pastas importantes para realizar um evento que vai impactar no desenvolvimento de Campinas com mais empregos e estímulos a empresas", disse.

Em dezembro do passado, quando aconteceu o último feirão, o CPAT ofereceu 410 vagas de emprego, sendo 41 exclusivas para pessoas com deficiência. Uma das novidades foi a realização de processo seletivo para 64 vagas por oito empresas no próprio local. Os candidatos que se enquadraram no perfil das vagas fizeram na hora a entrevista de emprego.

PROGRAMA VEM SER

A Secretaria de Trabalho e Renda também abriu segunda-feira (22) as inscrições para as empresas interessadas em participar dos eventos do programa "VemSer", que será realizado nos dias 6 de fevereiro e 8 de março, das 9h às 16h, no saguão do Paço Municipal. Conforme o edital, o cadastramento deve ser realizado até o dia 31 de janeiro pelo e-mail [email protected].

O VemSer tem por objetivo oferecer às empresas empregadoras, que tenham vagas de emprego cadastradas no Sistema Nacional de Empregos (SINE), a realização do recrutamento e seleção dos candidatos que preencham os requisitos dos postos de trabalho disponíveis. Os eventos do "VemSer" também promovem ações voltadas a empregabilidade como qualificação profissional e orientações para entrevistas e seleções.

As empresas participantes são selecionadas por um comitê que decidirá de acordo com a compatibilidade das ações propostas, estrutura do local, objetivo e finalidade do evento. Entre as regras estabelecidas para participar do evento estão o comparecimento com antecedência mínima de 30 minutos, com equipe cadastrada e devidamente treinada para atendimento da população local. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por