Suplente assume vaga de vereador do professor Alberto, que vai para Secretaria
Para o novo secretário, professor Alberto, a oportunidade é única de ocupar espaço importante na política local (Kamá Ribeiro)
A troca de cadeiras no secretariado e na Câmara de Campinas movimentou na sexta-feira (2) o cenário político da cidade. André Von Zuben colocou o cargo à frente da Pasta de Gestão e Controle à disposição do prefeito Dário Saadi, que aceitou sua saída. Para assumir a vaga, Dário convidou o Professor Alberto, vereador pelo PL, que aceitou o desafio. Ele assume a Pasta a partir de segunda-feira. Edvaldo Cabelo, também do PL e suplente na Câmara, ocupará a vaga deixada pelo Professor Alberto.
AndréVon Zuben fez questão de deixar claro ao Correio Popular, que continuará apoiando o prefeito Dário Saadi, independente da ocupação política na administração pública. “Meu apoio ao Dário é irrestrito. Essa reestruturação política é natural em qualquer governo, nós a entendemos e vamos estar ao lado do prefeito. Continuarei atuando ativamente na política, como sempre fiz, lutando por uma sociedade mais justa, humana e democrática”, confirmou.
Em nota oficial, o prefeito Dário Saadi agradeceu “a dedicação e empenho de Von Zuben na implementação de projetos neste período em que comandou a Pasta”.
Para o novo secretário, professor Alberto, a oportunidade é única de se ocupar um espaço importante na política local. “Uma Secretaria técnica como essa, necessita de gestão firme e objetiva. Não teremos alterações nos quadros da equipe. Agradeço ao prefeito Dário Saadi pela confiança. Costumo dizer que as estruturas, os sistemas, não têm alma, mas tem que ter rosto, um rosto humano. Valorizar o ser humano, assim como valorizar a educação, são dois princípios fundamentais pelos quais sempre me guio”, destacou o novo secretário.
Com orçamento de R$ 6.2 milhões, a Secretaria de Gestão e Controle é responsável pelo sistema de controle interno da estrutura organizacional e o conjunto integrado de métodos, normas e procedimentos adotados pelos órgãos ou entidades municipais.
As principais ações da Secretaria são voltadas à sistematização do controle interno municipal; elaboração e monitoramento interno por meio de auditorias; gerenciamento da transparência e do acesso público aos documentos e decisões de governo; comunicação com órgãos de controle externo; colaboração técnica no equilíbrio fiscal e melhoria da qualidade dos serviços prestados.
Com a saída de Von Zuben da Secretaria de Gestão e Controle, essa foi a sétima alteração na equipe de governo do prefeito Dário Saadi desde o início do seu mandato em 2021. As alterações ocorreram nos Serviços Técnicos Gerais (Setec), Informática de Municípios Associados (IMA), Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Secretaria de Transportes, Secretaria de Cultura e Secretaria de Urbanismo.
O suplente Edvaldo de Melo, conhecido como Edvaldo Cabelo, em virtude de ser cabeleireiro e barbeiro, é natural de Urânia (SP) e está em Campinas há 50 anos. Atuante na região do Jardim Flamboyant ingressou na vida pública em 2012, quando se candidatou pela primeira vez a uma cadeira do Legislativo campineiro. Na ocasião obteve 1.891 votos. Em 2016, quando se tornou suplente e assumiu a vereança pela primeira vez, obteve 2.714 votos.
Edvaldo, afirmou ter um trabalho de longo tempo em Campinas e chega a Câmara, com muita vontade de trabalhar ao lado da população. Com a bandeira do assistencialismo como frente do seu mandato, ele espera somar ao governo do prefeito Dario Saadi questões importantes como a redução do déficit de crianças em creches e a ampliação do acesso ao sistema de saúde no município.