PRECONCEITO

Campinas tem recorde de denúncias de homofobia

Média registrada na cidade chega a um caso a cada dois dias

Bruna Mozer
24/03/2013 às 07:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 23:18
Diego Verona, de 20 anos, registrou denúncia e entrou com ação na Justiça após ser hostilizado no Centro (Leandro Ferreira/AAN)

Diego Verona, de 20 anos, registrou denúncia e entrou com ação na Justiça após ser hostilizado no Centro (Leandro Ferreira/AAN)

O número de denúncias contra atitudes homofóbicas em Campinas cresceu 64% no ano passado em relação a 2011, segundo dados do Centro de Referência da Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social. O número chegou a 243 em 2012 — uma média de um caso a cada dois dias — e representa aumento de 490% em relação a 2002, o primeiro ano de funcionamento do órgão, quando foram registradas apenas 41 denúncias.

O crescimento, avaliam pessoas ligadas aos movimentos LGTB (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), é resultado da mudança de comportamento das pessoas que hoje têm mais coragem de denunciar as agressões verbais e, não necessariamente, que haja aumento de atitudes consideradas homofóbicas na sociedade campineira.

Leia matéria completa na edição deste domingo no Correio Popular

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por