EM VIAS URBANAS

Campinas registra redução de mortes no trânsito no primeiro bimestre de 2024

Dez pessoas perderam a vida nos dois primeiros meses deste ano, quatro a menos que no mesmo período de 2023

Da Redação
07/04/2024 às 10:43.
Atualizado em 07/04/2024 às 10:43
Usuários mais vulneráveis no trânsito, os pedestres representaram 40% do total das dez mortes em janeiro e fevereiro deste ano; em dois dos casos o local do óbito não foi identificado, enquanto um aconteceu na Rua Professor Doutor Emílio Coelho, em Barão Geraldo, e outro na Ferreira Penteado, no Cambuí (Alessandro Torres)

Usuários mais vulneráveis no trânsito, os pedestres representaram 40% do total das dez mortes em janeiro e fevereiro deste ano; em dois dos casos o local do óbito não foi identificado, enquanto um aconteceu na Rua Professor Doutor Emílio Coelho, em Barão Geraldo, e outro na Ferreira Penteado, no Cambuí (Alessandro Torres)

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) divulgou dados parciais de óbitos no trânsito na cidade. O total de vítimas fatais em vias urbanas nos dois primeiros meses deste ano, dez, é 29% menor do que o registrado em janeiro e fevereiro de 2023, quando 14 pessoas perderam a vida. Foram, portanto, quatro mortes a menos nas ruas de Campinas neste início de 2024.

Entre os grupos analisados, como pedestres, veículos e motocicletas, o número de mortes de motociclistas em acidentes, registrados em vias urbanas, foi 63% menor nos dois primeiros meses deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Já o grupo de pedestres registrou alta de 33% na quantidade de vítimas fatais.

Pelos dados preliminares, que fazem parte do Boletim Mensal Informativo de Óbitos no Trânsito, foram três mortes de motociclistas entre janeiro e fevereiro de 2024. No primeiro bimestre de 2023, oito motociclistas morreram em vias urbanas de Campinas, cinco a mais. Neste ano, os óbitos de motociclistas aconteceram nas avenidas Deputado Luís Eduardo Magalhães e John Boyd Dunlop, ambas na Cidade Satélite Íris, e na Av. Lix da Cunha. 

As três mortes de motociclistas representam 30% do total de 10 óbitos no trânsito registrados no eixo urbano em 2024. Usuários mais vulneráveis no trânsito, os pedestres representaram 40% do total, com quatro vidas perdidas no período. Não foi identificado o local exato de duas das mortes. Dos outros dois óbitos, um aconteceu na Rua Professor Doutor Emílio Coelho, em Barão Geraldo, e outro na Ferreira Penteado, no Cambuí. O número é 33% maior que as três mortes registradas no mesmo período de 2023. 

Os ocupantes de demais veículos representaram 20% do total, com dois óbitos – número 33% menor que o ano passado, quando foram registradas três mortes. Entre os ciclistas, que representaram 10% dos óbitos, uma morte foi registrada em 2024 e nenhuma no primeiro bimestre de 2023. Neste caso, o óbito aconteceu na Av. Barão de Itapura, no Botafogo.

O boletim também aponta queda na soma dos óbitos em vias urbanas e rodovias. Foram 21 vidas perdidas em janeiro e fevereiro de 2024; e 24 no mesmo período do ano passado – uma queda de 13%. Juntos, pedestres e motociclistas alcançam 70% das mortes no trânsito campineiro no primeiro bimestre de 2024, sete vidas perdidas.

O índice preocupante segue a tendência estadual. De acordo com dados do Infosiga - Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo -, as mortes de pedestres e motociclistas representaram 60% do total de óbitos no primeiro bimestre de 2024, sendo 69% em vias municipais. Por isso, a Emdec mantém as frentes de conscientização a estes públicos. “Uma das iniciativas em andamento envolve a discussão de um programa de proteção ao pedestre, como está previsto no Plano de Segurança Viária de Campinas”, disse o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

MORTES NO ANO PASSADO

Os dados do boletim são preliminares e atualizados mensalmente, já que a Emdec considera como vítima fatal quem morre em razão das lesões decorrentes de acidentes de trânsito a partir do momento do acidente até 180 dias após sua ocorrência. Os dados mais recentes apontam aumento de cerca de 5,3% no número de óbitos em 2023 em vias urbanas e rodovias. Foram 159 óbitos no ano passado e 151 em 2022. Entre os 159 casos, 79 foram registrados em vias urbanas e 80 em rodovias.

Do total de 79 vidas perdidas em vias urbanas em 2023, 38 (48,1%) eram motociclistas ou garupas. Os pedestres representaram 34,2% dos óbitos no eixo urbano, com 27 óbitos. Nove ocupantes de demais veículos (11,4%) e cinco ciclistas (6,3%) também perderam a vida nas vias de Campinas.

Em fevereiro, Campinas lançou o Plano de Segurança Viária (PSV), que projeta, para 2032, uma taxa de fatalidade no trânsito de Campinas igual ou menor a 3,38 mortes por 100 mil habitantes, o que equivaleria a 903 vidas salvas em 10 anos. O desenvolvimento do PSV contou com o apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS).

AÇÕES EDUCATIVAS

Semanalmente, abordagens educativas são realizadas em pontos críticos de acidentalidade e blitze alertam motociclistas sobre a importância do respeito à sinalização e à velocidade regulamentada. Além disso, desde fevereiro a Emdec promove esquetes, encenados pelo grupo Ateliê Teatro, sobre cultura de paz no trânsito, principalmente no entorno de instituições de ensino. Entre janeiro e março de 2024 foram realizadas 79 ações educativas. Direta ou indiretamente, elas mobilizaram mais de 30 mil pessoas.

Para dissuadir comportamentos de risco no trânsito, foram realizadas 36 operações integradas de fiscalização, em parceria com a Guarda Municipal e as polícias Civil e Militar, que resultaram em 1.070 autuações. Na última semana duas operações foram realizadas. A primeira, na terça-feira, dia 2, na Avenida John Boyd Dunlop, sentido bairro/centro, próxima à Rua Achiles Bertoldi. A segunda foi na Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), sentido Guarani/Taquaral, próximo à Avenida João Mendes Junior.

Na JBD, foram realizadas 66 abordagens (51 motos e 15 automóveis) que resultaram em 84 autuações. Somente nas motos abordadas foram registradas 78 autuações. Dezenove motos e seis carros foram removidos ao Pátio Municipal, totalizando 25 remoções. Três motos e um carro foram retidos e regularizaram a situação no próprio local. A maior parte das motocicletas foi removida por irregularidades no escapamento. Na quinta, dia 4, foram realizadas 73 abordagens (63 motocicletas e 10 automóveis). Do total de 55 autuações, 44 foram aplicadas a motocicletas e 11 a automóveis. Foram encaminhados 13 veículos ao Pátio Municipal (12 motos e um automóvel). Barradas na blitz, seis motos e dois carros regularizaram a situação no próprio local e evitaram ser removidas.

Outra forma de evitar sinistros envolve as frentes de reforço da sinalização viária, realizadas de forma permanente. Entre janeiro e março deste ano, foram 55,7 mil metros quadrados de sinalização horizontal, 1,6 mil placas instaladas e 150 rampas de acessibilidade implantadas. 

CORTA-PIPA

No sábado (6), a Emdec também realizou nova operação tendo público-alvo os motociciclistas. A ação educativa sobre a antena corta-pipa, item de segurança, aconteceu em um shopping da cidade. Cerca de 150 motociclistas receberam o item. Segundo a Emdec, de janeiro a março de 2024 já foram distribuídas mil antenas corta-pipa em nove ações realizadas em diversos pontos da cidade. O equipamento protege motociclistas contra linhas cortantes usadas para empinar pipas, prática proibida e que pode gerar acidentes fatais. A ação da Emdec já é tradicional: ao longo de 2023, cerca de 4 mil motociclistas receberam o item de segurança. Durante as abordagens educativas, os motociclistas também são orientados sobre comportamentos seguros no trânsito.

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