MOBILIDADE

Campinas reforça orientações sobre uso dos corredores BRT

Motoristas devem evitar circulação nos corredores exclusivos, reservados para as linhas BRT, que garantem deslocamentos mais rápidos e maior eficiência no transporte público

Do Correio.com
23/12/2024 às 08:52.
Atualizado em 23/12/2024 às 08:52

Os corredores são dedicados para circulação exclusiva das linhas BRT (Divulgação/Emdec)

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) alertou nesta semana sobre o uso correto dos corredores exclusivos do BRT (Bus Rapid Transit), que operam nos corredores Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral. Os corredores são destinados apenas às linhas do BRT, que garantem viagens mais rápidas e eficientes, enquanto as linhas convencionais devem utilizar as vias comuns.

A medida, segundo o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, visa assegurar agilidade e previsibilidade no sistema. “O conceito do BRT prevê viagens mais rápidas, com menos paradas e circulação exclusiva nos corredores. A orientação, inclusive, é que os usuários das linhas convencionais migrem para as linhas BRT, ganhando tempo em seus deslocamentos”, afirmou.

Desde outubro de 2023, as linhas convencionais deixaram de circular nos corredores exclusivos, medida adotada primeiro no Corredor Campo Grande e, em janeiro deste ano, no Corredor Ouro Verde. Atualmente, Campinas conta com sete linhas BRT em operação: quatro no Campo Grande (BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26) e três no Ouro Verde (BRT10, BRT11 e BRT12).

Os corredores exclusivos somam 17,9 km na avenida John Boyd Dunlop (Campo Grande), 14,6 km nas avenidas Amoreiras, Ruy Rodriguez e rua Piracicaba (Ouro Verde) e 4,1 km no antigo leito do VLT (Perimetral). Há trechos de circulação compartilhada, como na rua Piracicaba e avenida Ruy Rodriguez, após o Terminal Ouro Verde, devido à falta de faixas de rolamento dedicadas ao tráfego comum.

A operação gradativa do BRT começou em novembro de 2022 e, com as alterações, o sistema busca oferecer maior eficiência no transporte público. Para os motoristas, a Emdec reforça a proibição de circulação nos corredores exclusivos, ressaltando que o desrespeito pode gerar multas e prejudicar a fluidez do sistema.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por