Tendo visto uma redução no número de infectados, de acordo com boletim divulgado pelo prefeito Jonas Donizette (PSB), a cidade chega agora a 28.983 casos confirmados da doença
Campinas registrou seis mortes por Covid-19 nas últimas 24h e totalizou nesta sexta-feira (4) 1.059 óbitos provocados pela doença desde março deste ano, quando teve início a pandemia.r (Leandro Ferreira/AAN)
Campinas registrou seis mortes por Covid-19 nas últimas 24h e totalizou nesta sexta-feira (4) 1.059 óbitos provocados pela doença desde março deste ano, quando teve início a pandemia. As vítimas são duas mulheres e quatro homens e todos eles tinham as chamadas comorbidades – que são doenças associadas. Outras 18 mortes suspeitas ainda estão sendo investigadas. De acordo com boletim divulgado pelo prefeito Jonas Donizette (PSB) em entrevista coletiva on line no meio da manhã, a cidade chega agora a 28.983 casos confirmados da doença. Outros 593 ainda estão sob investigação. Campinas conta hoje com 321 pessoas internadas com Covid-19 e outras 393 em isolamento domiciliar. De acordo com o boletim, a cidade contabiliza 27.210 pessoas recuperadas da doença. O secretário de Saúde Cármino de Sousa disse, no entanto, que os indicadores são animadores. “Estamos há quatro semanas na fase amarela do Plano SP e não tivemos nenhum impacto nos indicadores por causa disso (a retomada das atividades econômicas)”, disse ele. Cármino avalia que por conta disso, a secretaria já começa a se preparar para o que chamou de uma “reformatação da rede” – ou seja, a readequação da estrutura montada para atender os casos de Covid, que poderá passar, gradualmente, a atender outras doenças. Ele acha que essa mudança deve acontecer ao longo deste mês e deverá começar com a disponibilização de 14 leitos de UTI do Hospital Mario Gatti para atendimentos “não Covid”. A expectativa, diz ele, é voltar aos 90 leitos originais não covid ainda em setembro. O secretário informou, no entanto, que serão mantidos leitos para atendimento exclusivo para pacientes Covid. “Isso ainda não tem como ser diferente”, afirmou.