CIBERESPAÇO

Campinas ocupa 4º lugar no ranking de internet 4G

Estudo da empresa norte-americana OpenSignal avalia os 14 municípios mais populosos localizados no País

Agência Anhanguera de Notícias
19/09/2018 às 07:30.
Atualizado em 22/04/2022 às 03:19
Conectividade no mundo moderno alavanca várias esferas do cotidiano, entre elas o setor de negócios, fato que justifica as primeiras cinco posições ocupadas por cidades do Centro-Sul  (iStock)

Conectividade no mundo moderno alavanca várias esferas do cotidiano, entre elas o setor de negócios, fato que justifica as primeiras cinco posições ocupadas por cidades do Centro-Sul (iStock)

Campinas é a 4ª colocada em ranking que analisa as maiores velocidades da internet 4G, oferecida pela rede privada, dentre as 14 cidades mais populosas do Brasil. O apontamento foi feito em estudo realizado pela empresa norte-americana OpenSignal. Ao todo, foram inspecionados cerca de 6 bilhões de dados, coletados entre maio e julho de 2018, que foram considerados na avaliação de qualidade e agilidade do serviço no País. Campinas registrou, em média, 21 Mb/s de download e 6,9 Mb/s de upload. Na liderança, Porto Alegre, aparece com velocidade de download de 25,2 Mb/s e 8,8 Mb/s de upload. Na segunda colocação, Brasília tem 21,9 Mb/s de download e também 8,8 Mb/s de upload. Em terceiro lugar, Curitiba assinou ter 21,2 Mb/s de download e 6,9 Mb/s de upload. São Paulo aparece somente na sétima colocação, tendo registrado 18,6 Mb/s e 8 18,6 Mb, respectivamente. Manaus tem a pior velocidade dentre os municípios analisados. A capital do Amazonas tem 13 Mb/s de download e 4,9 Mb/s de upload. Outro fato a ser considerado é que, as primeiras cinco posições são ocupadas por cidades localizadas na região Centro-Sul. Na oitava colocação, Salvador é a representante do Nordeste melhor classificada com 18,2 Mb/s de download e 6,6 Mb/s de upload. Recife e Fortaleza também aparecem no estudo. No que diz respeito à disponibilidade da rede, a análise aponta Belo Horizonte como a melhor cidade. Com coeficiente de 81,1%, a capital mineira foi o único município a obter índice superior a 80%. Nesse caso, Campinas aparece apenas na décima primeira colocação no ranking, tendo cobertura de 75,1%. São Paulo e Guarulhos, outros dois municípios paulistas analisados, aparecem respectivamente na sétima e décima colocação, registrando disponibilidade de 77,3% e 75,9%. A OpenSignal afirma que a disponibilidade da internet 4G no Brasil é um problema, uma vez que o País tem resultados piores, segundo a empresa, se comparados as nações vizinhas da América do Sul. “Em nosso último estudo sobre o Brasil, somente a operadora TIM conseguiu fornecer aos usuários a conexão 4G em mais de 70% do tempo. Felizmente para os brasileiros que vivem em perímetros urbanos, os sinais de banda larga móvel são mais acessíveis nas grandes cidades do que no País como um todo”, informa trecho de nota publicada no site oficial da empesa. Além disso, a OpenSignal destaca que as 14 cidades analisadas tiveram pontuações de disponibilidade superiores que 73% em todos as operadoras, fato compreendido como positivo. A empresa informa ainda que as operadoras finalmente anunciaram lançamentos das redes 700 MHz, o que deve ampliar, após implantação da tecnologia, em um aumento de disponibilidade da internet 4G nos relatórios futuros. Evolução A internet 4G é a sucessora direta da 3G, e traz avanços significativos principalmente na velocidade de conexão e no carregamento de dados. A sigla vem da expressão inglesa “4th Generation”, ou seja, a quarta geração de internet móvel.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por