DECRETO ASSINADO

Campinas lança plano para reduzir mortes no trânsito

Expectativa do Plano de Segurança Viária é salvar 903 vidas em uma década

Isabella Macinatore/ [email protected]
17/02/2024 às 11:12.
Atualizado em 17/02/2024 às 11:12
Motociclistas e pedestres são os mais afetados pelos acidentes de trânsito, por isso há uma meta específica para reduzir o número de óbitos neste dois públicos ao longo dos próximos dez anos (Kamá Ribeiro)

Motociclistas e pedestres são os mais afetados pelos acidentes de trânsito, por isso há uma meta específica para reduzir o número de óbitos neste dois públicos ao longo dos próximos dez anos (Kamá Ribeiro)

Campinas apresentou na sexta-feira (16) um plano para reduzir drasticamente o número de mortes no trânsito, o Plano de Segurança Viária de Campinas. A estratégia tem como meta diminuir a taxa de fatalidade para 3,38 mortes por 100 mil habitantes, ou até menos, sendo 1,47 em vias urbanas e 1,91 em rodovias. Isso resultaria em 903 vidas salvas ao longo de dez anos.

De acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a taxa de mortalidade em 2022 atingiu 13,26 a cada 100 mil habitantes, o que representa 151 mortes no ano. No ano passado foram 160 vítimas em Campinas. Em uma década, a cidade acumulou 1.522 óbitos em vias públicas. Entre as vítimas, os motociclistas e os pedestres são os mais afetados. Por isso, o plano fixa metas específicas de redução dos índices de mortes dos públicos mais vulneráveis: 1,16 mortes a cada 100 mil habitantes para pedestres e 0,91 para motociclistas.

O plano, desenvolvido de forma colaborativa entre Emdec, secretarias municipais e a sociedade, teve início em 2023 e estabelece 81 ações previstas para o período. A elaboração contou com o apoio de entidades como a Secretaria da Saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS). O progresso das metas será monitorado pelo Observatório Municipal de Trânsito, no qual a Emdec está inserida.

O prefeito Dário Saadi (Republicanos) assinou na sexta-feira (16) na Sala Azul do Paço Municipal o decreto que institui o plano. Ele destacou a importância de reduzir as tragédias no trânsito e parabenizou a equipe pelo compromisso assumido com as metas.

“Campinas é a nona cidade do País em número de veículos. Como médico, sei que a dor da perda por um acidente de trânsito é terrível, principalmente para as famílias. Parabenizo toda a equipe pela coragem de construir um plano com metas tão ousadas. Vamos evitar mais de 900 mortes e mais de 900 dramas. Que Campinas seja referência em 2032 na redução das mortes no trânsito”, desejou o prefeito.

O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, também estava na cerimônia e ressaltou a relevância da medida como parte da redução dos índices de óbitos. “Estamos falando de salvar vidas, é um plano audacioso. Esse trabalho já começou com esforços em campanhas educativas, obras de geometria e em pontos de acidentalidade, além da instalação de 18 radares em vias que mais concentraram os sinistros. E, num raio de 300 metros dos novos radares, nenhuma morte foi registrada. Com uma das campanhas, a 'JBD Morte Zero', conseguimos reduzir os óbitos no trânsito. Em 2021, foram 13 mortes. Em 2022, foram oito. Em 2023, seis óbitos foram registrados.”

Para Everson Ferreira da Silva, que é motociclista, a medida é essencial para evitar acidentes. "Muitas vezes estamos parados no trânsito e alguns carros acabam passando muito perto, colocando nossa segurança em risco. Sinalizações adequadas e medidas de prevenção específicas para motociclistas são muito bem-vindas para evitar esse tipo de acidente."

Ricardo Moreira dos Santos também está de acordo com as iniciativas. "Vejo frequentemente acidentes que, muitas vezes, estão relacionados à falta de sinalização adequada e até mesmo à má conduta de alguns motoristas", comentou o motorista.

ENTENDA O PLANO

A elaboração do plano foi conduzida de maneira colaborativa e aberta. De julho a setembro do ano passado, foram realizadas 15 oficinas, reunindo um total de 161 participantes representando diversas instituições, técnicos da Emdec, secretarias e órgãos municipais, organizações da sociedade civil e cidadãos em geral.

Além disso, em outubro do mesmo ano, uma etapa de consulta pública foi conduzida. Isso permitiu que a população apresentasse sugestões por meio de um formulário eletrônico disponível no site da Emdec, bem como em formulários impressos distribuídos nos terminais urbanos da cidade. O plano resultante abrange seis eixos principais, cada um com metas específicas e prazos para execução.

O primeiro eixo, "Ampliação do Financiamento", é considerado fundamental pela Prefeitura, pois viabiliza a implementação efetiva das demais etapas ao longo do tempo. Ele aborda as necessidades financeiras e garante recursos adequados explorando diversas fontes, como parcerias público-privadas e captação de recursos externos, além de alocação de verbas municipais específicas para segurança viária. O segundo, "Gestão Efetiva das Velocidades", concentra-se em criar um ambiente viário mais seguro e uniforme. Isso inclui iniciativas para melhorias nas áreas próximas a terminais de transporte público e escolas, expansão da infraestrutura cicloviária e criação de áreas com velocidades controladas.

O terceiro eixo, "Estímulo ao Cumprimento das Regras de Trânsito", busca promover o respeito e a adesão às normas de trânsito por meio de operações conjuntas com as forças de segurança municipais e estaduais. Já o quarto, com o nome de "Análises de Impacto", tem como objetivo embasar a avaliação das ações implementadas, permitindo ajustes precisos nas estratégias futuras.

O quinto eixo, "Cultura de Segurança Viária", visa criar uma consciência abrangente sobre segurança viária, por meio de campanhas educativas e atividades de sensibilização. Por fim, o sexto eixo, "Assistência às Vítimas", foca na prestação de assistência de qualidade às vítimas de acidentes de trânsito, com o objetivo de salvar vidas e reduzir a gravidade das lesões. Para alcançar o objetivo, as ações incluem a otimização do sistema municipal de atendimento pré-hospitalar e a criação de um centro especializado de ortopedia e atendimento ao trauma.

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