SAÚDE PREVENTIVA

Campinas inicia agendamento para 1,8 mil mamografias gratuitas

Atendimentos podem ser marcados por meio do Disque Saúde, telefone 160; iniciativa faz parte do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama

Da Redação
27/09/2024 às 17:56.
Atualizado em 27/09/2024 às 17:56
O exame é direcionado para mulheres de 40 a 49 anos que realizaram a avaliação há mais de um ano e de 50 a 69 que fizeram a mamografia há mais de dois anos (Firmino Piton)

O exame é direcionado para mulheres de 40 a 49 anos que realizaram a avaliação há mais de um ano e de 50 a 69 que fizeram a mamografia há mais de dois anos (Firmino Piton)

A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou anteontem, dia 25, o agendamento de 1,8 mil mamografias gratuitas pelo Disque Saúde, telefone 160, que serão feitas no Hospital do Amor, no Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – Caism, da Unicamp e nos shoppings Parque Dom Pedro e Bandeiras e estádio Brinco de Ouro da Princesa. Esses últimos três lugares receberão a carreta do Hospital de Amor para realização dos exames.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, será a primeira iniciativa do Outubro Rosa, movimento internacional cujo intuito é alertar e conscientizar sobre o câncer de mama. As avaliações acontecerão no período entre 30 de setembro e 14 de novembro, e os agendamentos serão realizados até o término das vagas. 

Ao todo, estão previstas 1.842 vagas. O exame é direcionado para mulheres de 40 a 49 anos que realizaram a avaliação há mais de um ano e de 50 a 69 que fizeram a mamografia há mais de dois anos. Não é necessário encaminhamento ou pedido de exame por unidade de saúde, mas as mamografias serão voltadas apenas para moradoras de Campinas. O Disque Saúde, pelo 160, funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h. 

ATENDIMENTO 

Ao todo, foram disponibilizadas 770 vagas no Hospital de Amor, 912 para a carreta móvel e outras 160 no Caism da Unicamp. O atendimento no Hospital de Amor será feito de segunda a sexta, das 7h às 16h. A unidade está localizada na Avenida das Amoreiras, 860, Parque Itália. 

Já a carreta móvel da instituição também funcionará em dias úteis. No Parque Dom Pedro e no Parque das Bandeiras, no período das 10h30 às 19h30, enquanto no Brinco de Ouro, estádio do Guarani, as pacientes serão recebidas no intervalo das 7h às 16h. O Caism da Unicamp reúne 160 vagas. Os exames ocorrerão aos sábados, das 7h às 17h45. O hospital fica na Rua Alexander Fleming, 101, na Cidade Universitária. 

OUTRAS PARCERIAS 

Mais 400 vagas serão oferecidas durante o Outubro Rosa por meio de parcerias da Secretaria de Saúde com o Hospital Santa Tereza e a clínica Voluta Medical. O Hospital Santa Tereza, parceiro da Prefeitura no Outubro Rosa, oferece 200 mamografias gratuitas. Elas serão feitas às terças, quartas e sextas-feiras. O agendamento é pelos telefones (19) 3733-4348 e 3733-4333 (ramal 7712), e WhatsApp (19) 99803-1953. O endereço é Rua José Paulino, 1.235, no Centro. 

A clínica Voluta Medical, também em parceria com a Administração, disponibiliza outras 200 mamografias gratuitas na unidade Guanabara. Elas serão feitas às sextas-feiras. O agendamento é pelo WhatsApp (19) 3790-4999, e o espaço fica na Rua Barão Geraldo de Resende, 282. No dia marcado é preciso levar a mamografia anterior (se tiver), RG, CPF, comprovante de endereço e cartão SUS. Todos os documentos, exceto o exame, são obrigatórios. 

O MOVIMENTO 

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. 

No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o mês de conscientização sobre o câncer de mama – Outubro Rosa, período em que devem ser desenvolvidas as diversas atividades, por exemplo a iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa; promoção de palestras, eventos e atividades educativas; veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, folders e outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema. 

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), participa do movimento desde 2010 e promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o assunto, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama. 

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por