MAIS UM ‘PARCÃO’

Campinas inaugura nova unidade de parque para cachorros

Pq. Industrial ganhou Espaço Pet com três mil metros quadrados; ainda há nove outras unidades sendo construídas

Da Redação
22/03/2024 às 08:46.
Atualizado em 22/03/2024 às 08:46
Unidade conta com iluminação e bebedouro, além de obstáculos e brinquedos estruturados especialmente para os animais, em um espaço com gramado e cercado por alambrado (Alessandro Torres)

Unidade conta com iluminação e bebedouro, além de obstáculos e brinquedos estruturados especialmente para os animais, em um espaço com gramado e cercado por alambrado (Alessandro Torres)

Os cachorros de Campinas têm mais um parque para brincar e se exercitar. Na quinta-feira (21), o prefeito Dário Saadi (Republicanos), em mais uma ação parte do aniversário de 250 anos de Campinas, celebrado neste ano, inaugurou o quarto Parcão - Espaço Pet do município, desta vez localizado na avenida Padre José Bouchard, no Parque Industrial

O novo Parcão tem área de 3 mil metros quadrados. O espaço conta com gramado cercado por alambrado. A unidade também conta com iluminação e bebedouro, além de obstáculos e brinquedos estruturados especialmente para lazer, exercícios e socialização dos cães. Além deste Parcão do Parque Industrial, há outros nove parcões para serem entregues, com todo planejamento feito especialmente para os pets.

"No Parque Industrial estamos fazendo a entrega de mais um Espaço Pet, o Parcão. Tem 3 mil metros quadrados e ficou fantástico. Há muitos prédios no entorno, a população pode vir ao ar livre e trazer o animal para brincar, se divertir e fazer exercícios físicos", disse o prefeito Dário Saadi.

De acordo com as informações divulgadas pela assessoria de imprensa da Prefeitura, o investimento total foi de R$ 120 mil. A obra foi executada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos. 

MAIS DUAS EM ANDAMENTO

Campinas tem mais duas obras voltadas à construção de novos parcões iniciadas, além de outras em fase de conclusão. Um novo Parcão - Espaço Pet será instalado na Vila União, na Praça Luiz José Costa, enquanto o local escolhido para o outro foi a Vila Joaquim Inácio, na Praça Antônio Carlos Carvalho. 

Além destes, há sete espaços pet praticamente prontos para serem entregues. Com isso, os espaços para cachorros vão totalizar 13. São nove em obras, um entregue na quinta-feira (21) e os três primeiros que foram implantados anteriormente na Lagoa do Taquaral, no Jardim Nova Europa e no Jardim São Gabriel.

O primeiro Parcão de Campinas foi inaugurado na Lagoa do Taquaral, em outubro de 2020. A entrada é pelo portão 6, área do antigo kartódromo. O segundo foi construído no Jardim Nova Europa e entregue em abril de 2023, na Praça Pastor João Batista Martins de Sá, na rua Santos, esquina com a avenida Santa Bárbara do Rio Pardo. E o terceiro foi entregue em 4 de fevereiro de 2024, na Praça Aldo Focesi, no Jardim São Gabriel.

Os demais parcões serão distribuídos entre o Jardim Proença, Conjunto Habitacional Padre Anchieta, DIC 4, Parque Jambeiro e Parque da Figueira. O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explicou que os novos espaços destinados aos cães vêm atender a uma demanda da população por essas áreas reservadas para os animais. “São espaços com equipamentos para que os cachorros possam brincar e se exercitar com segurança."

PARQUES PÚBLICOS

Além das áreas destinadas aos cachorros, Campinas também ganhará novas áreas de lazer. Os distritos do Ouro Verde, Campo Grande e Barão Geraldo foram contemplados nas obras que foram anunciadas em 2022 com recursos do orçamento municipal. O parque de Barão, inclusive, foi entregue no final do ano passado. O parque linear Praça Marilda de Souza Santos, na Vila Santa Isabel, tem uma área de cerca de 35 mil metros quadrados com academia para exercícios ao ar livre, parque infantil, academia ao ar livre, iluminação, calçadas de concreto e brita, paisagismo, desassoreamento do lago e plantio de árvores nativas.

Já no Jardim Bassoli, uma área de lazer também será implantada. No Campo Grande, onde está localizado bairro, moram cerca de 30 mil pessoas. O parque será instalado em uma área pública próxima ao conjunto habitacional para onde foram transferidas pessoas que residiam em áreas de risco do município, mais precisamente na Rua Leonel Ferreira Gomes. As obras tiveram início em outubro de 2023 e o parque terá 116 mil metros quadrados, com infraestrutura de esportes e lazer, cercado por alambrado. Serão duas quadras poliesportivas, campo de futebol, sanitários, pista de caminhada, iluminação, parque infantil, três lagos reaproveitando nascentes do local e paisagismo. Também será feito o plantio de mais de 2 mil mudas de árvores. 

No distrito do Ouro Verde, no DIC 4, Rua Anália Franco, está em fase final de obra, desde novembro de 2023, um parque linear margeando o córrego. A área de 21 mil metros quadrados terá campo de futebol de areia, quadra de futevôlei de areia, parque infantil, academia ao ar livre, pista de caminhada, Parcão para cachorros com obstáculos e brinquedos para os animais, iluminação e paisagismo. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por