A meta municipal é vacinar 58 mil crianças contra polio em Campinas.
Balanço parcial divulgado sábado à tarde pela Secretaria de Estado de Saúde mostra que 285 mil crianças haviam sido vacinadas contra a paralisia infantil (poliomielite) nas primeiras três horas da campanha nacional, sábado, em todo o Estado. Em Campinas, segundo a secretaria estadual, nesse período haviam sido imunizadas 31.445. A meta municipal é vacinar 58 mil crianças.
A Prefeitura de Campinas mobilizou 1,3 mil funcionários da Saúde em 300 postos de vacinação, sendo 175 fixos e 125 volantes, que estiveram abertos das 9h às 17h atendendo crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Além da dose contra a paralisia infantil, também puderam atualizar a carteira de vacinação. Quem não levou seu filho ontem, tem até o dia 21 para aplicar a vacina.
A abertura da campanha aconteceu no Centro de Saúde Anchieta com a presença do prefeito Jonas Donizette (PSB), do secretário de Saúde Carmino Antonio de Souza e da diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Brigina Kemp.
No ano passado a campanha no município foi estendida, pois a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde não foi atingida no prazo regular. Segundo Jonas, para reverter a situação, será feita uma varredura, com profissionais de saúde indo até as casas. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%.