Maior município da RMC ocupa quinta posição em todo Brasil neste segmento
Franquia especializada na venda de tênis, situada na Rua Treze de Maio, no Centro de Campinas, destaca-se pela facilidade de reposição de produtos, conforme ressaltado pelo proprietário da loja; ele apontou essa característica como umdos principais benefícios de fazer parte de uma rede (Rodrigo Zanotto)
Campinas se consolida como a quinta cidade do Brasil em número de sedes franqueadoras, ou seja, unidades centrais ou matrizes de redes de franquias. Com 38 marcas, o município fica atrás apenas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), São José do Rio Preto (SP) e Curitiba (PR). Além disso, Campinas é a sexta cidade com maior crescimento percentual na quantidade de novas operações de franqueados, totalizando 2.617 unidades, um aumento de 8,7% em relação ao ano anterior, quando contava com 2.407 unidades. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
No ranking das cidades que são sedes de franqueadoras associadas à ABF, referente a maio de 2024, Campinas supera algumas capitais estaduais, como Belo Horizonte (MG), que ocupa o 7º lugar com 32 marcas, Porto Alegre (RS), em 8º lugar com 28 marcas, Goiânia (GO), em 9º lugar com 24 marcas, e Recife (PE), em 10º lugar com 22 marcas. Entre as cidades que ficaram à frente de Campinas, três são capitais estaduais: São Paulo (SP) lidera com 272 marcas, Rio de Janeiro (RJ) está em 2º lugar com 103 marcas, e Curitiba (PR) ocupa a 4ª posição com 50 marcas. São José do Rio Preto (SP), do interior paulista, está em 3º lugar com 53 marcas.
O maior município da Região Metropolitana de Campinas (RMC) também se destaca no aumento percentual de novas operações de franqueados ligados à ABF. Comparando o primeiro semestre de 2022 com o mesmo período do ano passado, Campinas saltou da 24ª para a 6ª posição no ranking, superando cidades como Fortaleza (CE), que ocupa o 8º lugar com um aumento de 7,9% (de 2.127 para 2.295 unidades), São Paulo (SP), em 14º lugar com um aumento de 6,6% (de 19.898 para 21.205 unidades), e Rio de Janeiro (RJ), em 23º lugar com um aumento de 4,3% (de 9.848 para 10.273 unidades).
Os municípios que ficaram mais bem posicionados do que Campinas na geração de novas operações de franqueados foram Londrina (PR), em 1º lugar com um aumento de 15,7% (de 971 para 1.124 unidades), Sorocaba (SP), em 2º lugar com um aumento de 10,9% (de 990 para 1.098 unidades), Belém (PA), em 3º lugar com um aumento de 9,6% (de 1.339 para 1.467 unidades), Brasília (DF), em 4º lugar com um aumento de 9,5% (de 4.224 para 4.625 unidades), e Curitiba (PR), em 5º lugar com um aumento de 9% (de 3.913 para 4.263 unidades).
As novas operações, segundo a ABF, abrangem três modalidades diferentes: Microfranquia Pura, que inclui redes com investimento inicial até R$ 135 mil; Rede Mista, que possui formatos de operação com investimento inicial até R$ 135 mil e outros com valores superiores; e Rede Tradicional, que oferece modelos com investimento inicial acima de R$ 135 mil.
O estudo revelou que, ao considerar todas as cidades no ranking de novas operações de franqueados, grande parte do crescimento foi impulsionada por Unidades Móveis. Essas franquias, que operam em veículos adaptados como vans, caminhões ou trailers, registraram um aumento de 15% em relação a 2022. Em comparação, o volume de lojas físicas cresceu 8%, quiosques aumentaram 7% e operações home based, realizadas diretamente da casa dos franqueados, tiveram um crescimento de 3%.
Nos diferentes segmentos de mercado, o setor de Entretenimento e Lazer apresentou a maior variação, com um crescimento de 32%. Em seguida, destacaram-se os setores de Casa e Construção, com um aumento de 14%, e Alimentação e Saúde, Beleza e Bem-Estar, ambos com um crescimento de 13%.
Em termos de modalidades, as microfranquias mostraram um crescimento significativo. As microfranquias mistas, que combinam modelos de investimento inicial baixo e alto, cresceram 7%, enquanto as microfranquias puras, que operam exclusivamente com investimento inicial reduzido, registraram um aumento de 4%.
A ABF também destacou o impacto positivo na geração de empregos. No primeiro trimestre de 2024, 22.749 pessoas estavam empregadas em unidades franqueadoras em Campinas, representando um aumento de 0,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando havia 22.598 vagas de trabalho.
DESTAQUE
O professor de finanças e coordenador da Liga de Mercado Financeiro e de Capitais na Escola de Economia e Negócios da PUC-Campinas, Eli Borochovicius, analisou os fatores que explicam o crescimento das franquias em Campinas sob duas óticas: a do franqueador e a do franqueado. "Pela perspectiva do franqueador, estamos observando uma expansão das redes para além dos grandes centros urbanos, entrando em regiões mais interioranas. Isso é crucial para as redes franqueadoras, pois os grandes centros já estão saturados, sem muito espaço para crescimento adicional. E por que Campinas se destaca? Porque é uma cidade voltada à pesquisa e desenvolvimento científico, um polo de inovação com dinamismo econômico. Possui universidades, um aeroporto internacional, hospitais, centros de pesquisa, entre outros. Além disso, a renda relativamente alta da população local também atrai negócios", explicou. Borochovicius também destacou a perspectiva dos franqueados, que muitas vezes estão desiludidos com o ambiente das grandes empresas, caracterizado por salários menos atrativos, maior exigência de esforço e um ambiente de trabalho frequentemente tóxico. "A rotina exaustiva e o ambiente tóxico das grandes empresas levam a problemas de saúde como a Síndrome de Burnout. Isso faz com que muitas pessoas busquem alternativas, e a franquia se torna uma opção interessante. A marca já está consolidada, os processos são testados e padronizados, o que facilita a abertura do negócio. Além disso, a sensação de ter o próprio negócio, mesmo seguindo as regras da franquia, oferece uma liberdade que essas pessoas não encontram nas grandes empresas", concluiu.
OPORTUNIDADES
Uma rede de franquias especializada em soluções de energia solar fotovoltaica exemplifica o potencial de crescimento em Campinas. Fundada em Passos-MG em 2014, a empresa mudou sua matriz para Campinas em 2016 e se transformou em uma franqueadora. Atualmente, ela está presente em todos os 26 estados e no Distrito Federal, com mais de 469 unidades e 21 mil clientes. O gerente de expansão de franquias, Caio Andrade, destacou a logística como o principal motivo para a mudança de sede. "Estamos em uma cidade muito bem localizada, com um aeroporto internacional próximo e cercada por rodovias que facilitam o transporte. Planejamos expandir ainda mais nossa operação, com a abertura de mais 100 franquias no segundo semestre, focando nas regiões Norte e Nordeste", afirmou.
Outro exemplo é uma rede de franquias especializada em residenciais para idosos. Iniciada em 2014, a demanda na região levou à rápida abertura de novas unidades. As franquias começaram a ser criadas em 2017, e atualmente existem 100 unidades em operação em 24 estados, empregando mais de 2 mil colaboradores. A projeção é implementar mais 150 unidades até 2027. "Os pontos fortes de sermos uma franquia estão muito relacionados ao propósito do negócio, que envolve o cuidado com as pessoas. Ter um franqueado local faz toda a diferença, pois conhece bem as preferências da população. Outros pontos fortes incluem a confiança na marca, a capacidade de monitoramento centralizado e a economia de escala", explicou o diretor financeiro, Pedro Moraes.
FACILIDADES
Gabriel Pietro, sub-gerente de uma franquia de venda de tênis, localizada na Rua Treze de Maio, no centro de Campinas, destacou a facilidade de reposição de produtos como um dos principais benefícios de fazer parte de uma rede. "Se falta algo em nossa loja, posso tentar repor com algum outro franqueado da marca na cidade. Isso é um atrativo para reter clientes e garantir as vendas", disse.
Flavia Hilário Silvério Canina, proprietária de cinco franquias de loja de chocolates, sendo quatro em Campinas e uma em Sumaré, ressaltou os benefícios de trabalhar com uma marca consolidada. "O know-how da marca, toda a parte de marketing já preparada, tudo isso vem pronto para nós. Foi um dos motivos que me levou a optar por uma franquia, para ajudar a alavancar o negócio próprio", concluiu.
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