Pierre Coudry vai fazer a conexão da região com o consulado e a embaixada
A região de Campinas ganhou ontem um cônsul britânico que terá como principal função aproximar a comunidade regional do Reino Unido. Morador de Campinas desde os 4 anos, Pierre Coudry foi nomeado cônsul honorário na região para ser “os olhos e os ouvidos” do consulado e da embaixada aqui.
“Vai ser um trabalho de conexão. Para mim é uma honra saber da confiança que eles estão depositando em mim. É impressionante a força, o glamour e o prestígio que o Reino Unido proporciona”, disse Coudry, que foi apresentado à Campinas pelo cônsul geral britânico em São Paulo, John Doddrell.
Apesar do nome e origem franceses, Pierre Coudry já tem fortes laços com os ingleses, principalmente na área da educação. Desde 2001, o agora cônsul recebe diplomatas britânicos em adaptação no Brasil, por meio do chamado Programa de Português para os Diplomatas Britânicos, iniciado naquele ano, em parceria com o Diplomatic Language Centre de Londres.
“Geralmente eles passam de três a nove semanas estudando português comigo”. Foi a partir desta relação que a embaixada percebeu a importância de ter alguém para representá-la aqui.
Em visita ao Correio, John Doddrell, que também é diretor do UK Trade & Investment (UKTI) para o Brasil, explicou o motivo da nomeação. “Campinas foi identificada como um polo de ciência e tecnologia por abrigar importantes universidades e empresas de alta tecnologia e inovadoras. Além disso, pesou a importância logística, com o aeroporto de Viracopos, as rodovias e o futuro trem urbano. Por isso, recebeu a indicação de um cônsul honorário para nos aproximar da região.”
Segundo Coudry, as oportunidades de cooperação entre o Reino Unido e a Região Metropolitana de Campinas são diversas. “Na área de ciência e tecnologia estão as melhores, com os centros de pesquisa e desenvolvimento, que também são pontos fortes no Reino Unido. Não podemos esquecer que Campinas conta com importante setor financeiro, área na qual o Reino Unido se destaca”, diz Coudry.
A nomeação de Coudry e outros três cônsules honorários para Ribeirão Preto, Curitiba (PR) e Macaé (RJ) faz parte de uma estratégia do governo britânico para aumentar presença em mais regiões brasileiras e prospectar oportunidades de parcerias, troca de expertise e negócios com os setores público e privado dos dois países.
“Para mim, a escolha foi uma surpresa. Eles me convidaram para um almoço em dezembro do ano passado e eu nem imaginava. Mas fiquei muito feliz e me senti muito honrado”, conta Coudry.
A comitiva de apresentação teve uma reunião com o prefeito Jonas Donizette (PSB), acompanhada por Samuel Rossilho, secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, e por Beatriz Pereira, diretora de Cooperação Internacional.
À noite, foi realizada uma recepção para empresários e autoridades da região de Campinas, afim de apresentar o novo cônsul honorário e abrir os canais para uma maior colaboração com o Reino Unido.