CORRIDA ELEITORAL

Campinas está fora da biometria nesta eleição

Obrigatoriedade de cadastramento no Município é só para 2022

Rafaela Dias
28/09/2018 às 07:22.
Atualizado em 22/04/2022 às 00:23
Nos locais onde o sistema de reconhecimento digital já está em vigor, quem não fez o registro perde automaticamente o direito de votar em outubro  (Leandro Ferreira/AAN)

Nos locais onde o sistema de reconhecimento digital já está em vigor, quem não fez o registro perde automaticamente o direito de votar em outubro (Leandro Ferreira/AAN)

Nas eleições 2018, a obrigatoriedade do cadastro biométrico para votar em muitas cidades brasileiras deixou uma parcela dos eleitores confusa. Há quem perdeu o prazo para cumprir o cadastramento e até quem não saiba da existência da biometria. Dos 849.127 eleitores de Campinas, 284.899 fizeram o cadastro, apesar de não ser o processo para votar na cidade nas próximas eleições. Apenas em novembro começa a mudança, que servirá para a disputa eleitoral de 2022. Por 7 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu anteontem rejeitar pedido de liminar feito pelo PSB para evitar o cancelamento dos títulos de eleitores que não realizaram o cadastramento por biometria nas localidades que foram escolhidas pela Justiça Eleitoral e onde ela é obrigatória. Os títulos foram anulados devido ao não comparecimento para realizar o cadastramento nesse sistema, que visa aumentar a segurança contra fraudes nas eleições. Com a biometria, o eleitor será identificado pela digital ao comparecer no dia 7 de outubro a sua Zona Eleitoral, e não apenas pelo documento com foto. De acordo com a Justiça Eleitoral, 3,3 milhões de eleitores tiveram os documentos cancelados. Metade dos títulos de eleitor invalidados no País está concentrada em cinco estados. Só na Bahia foram 586.333. Na sequência, aparecem São Paulo (375.169), Paraná (257.941), Ceará (234.487) e Goiás (219.426). Com menos eleitores, os estados da Região Norte foram os que menos registraram problemas desse tipo. Roraima, por exemplo, teve 12.214 cancelamentos, seguido do Acre com 13.564 títulos anulados. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que no site www.tse.jus.br é possível consultar tanto as cidades em que a biometria foi obrigatória, como a situação do título de eleitor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por