CIDADE MODELO

Campinas é uma das ‘Top 10’ em qualidade de vida no país

Município é o único não-capital a integrar lista elaborada por consultoria global

Rodrigo Piomonte
22/12/2022 às 09:05.
Atualizado em 22/12/2022 às 09:05
Pedalinhos singram na Lagoa do Taquaral, tendo ao fundo o Ginásio Municipal de esportes: espaços públicos para lazer e entretenimento contribuem para a qualidade de vida (Kamá Ribeiro)

Pedalinhos singram na Lagoa do Taquaral, tendo ao fundo o Ginásio Municipal de esportes: espaços públicos para lazer e entretenimento contribuem para a qualidade de vida (Kamá Ribeiro)

Uma pesquisa envolvendo cidades do interior e capitais classificou Campinas em uma posição de destaque na lista das dez cidades brasileiras com maior qualidade de vida. A análise foi desenvolvida pela Bloom Consulting, empresa global que acaba de lançar o estudo "Brasil City Brand Ranking", de 2022. A consultoria avaliou os cem municípios mais populosos do país em três eixos: "Visitar", "Viver" e "Investir", e Campinas aparece como a única metrópole que não é capital ranqueada no 'Top 10' em um dos eixos da pesquisa.

O resultado expressivo foi conquistado no eixo "Viver", que avaliou a porcentagem de taxas de desemprego, de criminalidade e o poder de compra per capita em relação à média nacional. Nesse eixo, Campinas se destacou na oitava colocação e superou capitais reconhecidas na questão de qualidade de vida, como Belo Horizonte e Florianópolis. A liderança ficou com São Paulo, seguida por Curitiba e Rio de Janeiro.

Apesar de não ter alcançado o 1º lugar do "TOP 10 - Viver", Campinas foi considerada destaque, devido às suas excelentes performances online e nos mecanismos de busca, onde obteve o segundo melhor desempenho. Este dado foi fundamental para consolidar a cidade como a campeã do interior no "Brasil City Brand Ranking".

O estudo analisou a performance dos 100 municípios brasileiros mais populosos com o objetivo de apresentar as cidades brasileiras que contam com boas práticas de estratégias de promoção, visibilidade e registram procura proativa por turistas em sites de buscas.

O levantamento também avaliou os municípios que oferecem as melhores plataformas on-line e redes sociais, além dos melhores indicadores estatísticos nas três categorias avaliadas neste estudo: "Visitar", "Viver" e "Investir". Por alcançar uma posição de destaque, Campinas foi considerada, no eixo viver, uma 'Marca Estrela'.

Segundo Caio Esteves, diretor da empresa responsável pela pesquisa da Bloom Consulting, o ranking é organizado a partir do resultado de sites de busca como o Google, além de contar com ferramentas de estatística da própria empresa. "Essa é uma pesquisa diferenciada, sem variáveis qualitativas ou de opinião. É um trabalho focado no 'hard data', ou seja, em dados fidedignos que classificam o desempenho das marcas dos municípios de forma tangível e realista", explica.

Para classificar um município com a 'Marca Estrela', Esteves afirma que a empresa faz análises de dados estatísticos e das redes sociais das cidades que têm bom posicionamento de marca quanto ao viver e morar.

O executivo comenta que o resultado de Campinas foi destaque, já que a cidade despontou nos indicadores avaliados em um ranking dominado por capitais. Ele comenta que o ranking visa auxiliar os municípios no planejamento de suas estratégias de divulgação da própria marca.

O prefeito Dário Saadi (Republicanos) comentou o destaque de Campinas. Para ele, a performance mostra que os esforços do poder público e da sociedade na promoção de melhorias no município vêm dando o resultado esperado. "Trabalhamos muito para tornar Campinas cada vez mais segura e desenvolvida e essa pesquisa confirma que estamos no caminho certo", disse.

O ranking

O "Brasil City Brand Ranking" criou a categoria "Marcas Estrela" para reconhecer as cidades que se destacaram tanto nacionalmente, nos três eixos analisados pelo ranking, visitar, viver e investir, quanto regionalmente.

Nacionalmente, a cidade vencedora nesse quesito foi Curitiba. A capital paranaense se destacou em 2º lugar nos eixos "Investir" e "Viver", além de 3º no "Visitar", confirmando a solidez de sua marca-cidade. O trabalho frequente de divulgação de seus aspectos positivos, tais como: segurança, sistema de transporte e equipamentos culturais contribuiu como um dos principais fatores responsáveis pela performance do município.

A vencedora da 'Marca Estrela' de "Visitar", aspecto que analisa a taxa de ocupação hoteleira, foi Florianópolis (SC). Já no eixo "Investir", que considera a porcentagem de novas empresas sobre o total, Brasília foi a campeã. Regionalmente, Goiânia (GO), ganhou a "Marca Estrela" do Centro-oeste do país. Manaus (AM) foi a vencedora na Região Norte; Maceió (AL), no Nordeste; São José dos Campos (SP) no Sudeste, e Curitiba (PR) e Maringá (PR) no Su

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por